Qualidade de vida na 3ª Idade

17 | 02 | 2005

Para falar sobre qualidade de vida e longevidade, estiveram reunidos nesta quinta-feira, dia 17 de fevereiro de 2005, na Toledo/PP, o médico geriatra José Eduardo Pinheiro e a gerontóloga e assistente social Maria Ângela Maltempi, que abordaram o tema ‘Como anda sua qualidade de vida?’.
José Eduardo enfatizou como viver mais e melhor, a qualidade de vida versus o tempo de vida. Para ele, é importante não só a saúde física, mas a emocional e a social.
Coordenadora do Curso de Extensão Toledo Aberta à Melhor Idade, Maria Ângela, em sua palestra, fez um levantamento dos aspectos sociais e, em especial, aqueles que influenciam nas relações positivas e saudáveis entre os indivíduos e seus grupos e, conseqüentemente, de grupos operativos como o da Melhor Idade, oferecido pela Toledo/PP.
Os palestrantes falaram sobre a importância de espaços destinados à terceira idade, como o que a faculdade oferece.
Aposentadas, as amigas Angelina Muchiuti Colnago, Aparecida Pedrosa Ojeda e Tereza E. Mescoloti vêem os espaços voltados à terceira idade como muito importantes. “Se ficamos em casa, dá tristeza, solidão, depressão. É importante encontrarmos amigos”, disse Aparecida. Para Tereza o apoio dos amigos proporciona paz espiritual. “Em casa ficamos envolvidas às vezes com doenças. Nesses espaços alternativos, produzimos, mudamos nosso comportamento. Nos sentimos estimuladas a participar das atividades porque encontramos pessoas da nossa idade, com histórias parecidas e com os mesmos interesses”, explicou Angelina.
Segundo Ilze Calza, a proposta de participar desses grupos é ótima, “pois nos identificamos com as pessoas participantes, que têm as mesmas preocupações. É um espaço para trocarmos idéias, experiências, alegrias e até encontrarmos caminhos para os nossos problemas”.
O evento foi uma parceria do Curso de Extensão Toledo Aberta à Melhor Idade e da Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo – Apampesp.

Melhor Idade na Toledo/PP

Tendo como objetivo principal contribuir para a integração social das pessoas com mais de 45 anos, por meio de oportunidades educacionais, nas áreas de saúde, cultura, esportes, lazer e cidadania, propiciando a melhoria de sua qualidade de vida, bem como o equilíbrio entre a manutenção e/ou aperfeiçoamento de suas capacidades e potencialidades, a faculdade oferece o Curso de Extensão Toledo Aberta à Melhor Idade.
“O curso da Toledo, além de transmitir conteúdos, tem a preocupação de colaborar para que o indivíduo se desenvolva como um ser completo, oferecendo um espaço comunitário, onde as pessoas possam refletir sobre o seu próprio envelhecimento e com isso mudar atitudes. Coloca-se como uma nova opção para os indivíduos, levando-os ao encontro da satisfação de muitas de suas necessidades, respeitando as particularidades da terceira idade, o que propicia integrar a educação e o lazer pela pedagogia do prazer, que trabalha com o princípio da espontaneidade e da participação ativa dos alunos”, explica Maria Ângela.
As inscrições para o Curso de Extensão Toledo Aberta à Melhor Idade já estão abertas. Informações pelo telefone (18) 3901-4005, das 8h às 11h30, das 13h às 17h e das 18h às 22h.