Material escolar tem alta de 8%

17 | 01 | 2005

O preço de materiais escolares sofreu um aumento médio de 8% com relação ao ano passado, segundo pesquisa realizada pela Empresa Júnior Toledo – EJT, nos dias 13 e 14 de janeiro, em nove papelarias de Presidente Prudente.
Dividida nos grupos Lápis e Canetas, Réguas, Cadernos, Cartolinas e Papéis e Diversos, o grupo que apresentou maior alta foi o de Cartolinas e Papéis, que sofreu um acréscimo de 12% nos preços, acompanhando as altas do setor de papel e celulose do ano passado.
Segundo a pesquisa da EJT, a elevação média de 8% dos preços dos materiais escolares está muito próximo do índice de inflação, o IPCA, que ficou em 7,6% no ano de 2004, e também próximo do reajuste do salário mínimo de 2004, que foi de 8,33%. Desta forma, pode-se concluir que o peso do material escolar no orçamento familiar terá em 2005, o mesmo impacto que 2004.
Caso o consumidor adquira uma unidade de cada ítem da lista pesquisada, optando pelos produtos de menor preço, economizará R$ 44,35, ou seja, fará uma economia de 38%. Ainda é possível economizar mais, pois a lista pesquisada não inclui todos os produtos oferecidos nas papelarias, existindo ainda produtos de ótima qualidade a preços inferiores. Assim, o consumidor deve orientar-se pela aquisição de produtos de qualidade com menores preços, deixando para segunda opção, os produtos da “moda”, que são mais caros e não alteram a sua finalidade.
A coleta de preços realizada pela EJT divulga, apenas, os preços dos produtos encontrados em três ou mais estabelecimentos e todos os preços coletados obedecem à discriminação do código de barras, além de todas as características do produto serem exatamente as mesmas em todos os estabelecimentos.
A pesquisa contou com a colaboração dos alunos dos cursos de Administração, Direito, Economia e Serviço Social, Carlos de Albuquerque Souza Neto, Jucilaine Aparecida Rodrigues, Lenise Gomes Batista, Aline Dias Scalão, Rosenilda Alves Santana Santos e Grace Ane Donha de Souza, sob orientação do professor e Coordenador do Curso de Economia Walter Dalari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Clique aqui e confira a pesquisa.