Parceria oferece bolsa de estudo

29 | 12 | 2004

A parceria entre a Toledo/PP e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa Escola da Família, proporcionou à aluna do curso de Direito Terezinha Marques de Sá Pinheiro (3º A), desenvolver a Oficina de Bonecas Casa da Emília, na Escola Estadual de Primeiro Grau Professora Zilda Ruiz, no Jardim Brasília, em Presidente Prudente.
Com retalhos doados pela Chelleme Confecções, Terezinha viabilizou a idéia de ensinar as crianças da escola a confeccionarem suas bonecas. A idéia foi um sucesso entre os alunos da escola e Lorraine Emília Proença da Conceição foi quem deu o nome para a oficina ‘Casa da Emília’. “Para mim foi importante participar. Gostei demais. É muito bom”, falou Lorraine, entusiasmada.
“As alunas colocam nome nas bonecas. É muito gratificante ver o resultado, o envolvimento da comunidade. Até os meninos, que vem para escola jogar futebol, pediram para participar, mas querem aulas separados das meninas”, contou Terezinha.
Na Escola Zilda Ruiz é possível ver as alunas costurando, recheando e pintando as bonecas. “O aprendizado começa desde o momento em que elas colocam a agulha na linha. E aí, é possível em casa, elas costurarem uma roupa, pregarem um botão. A oficina não se restringe a confecção de bonecas e as atividades do Programa Escola da Família”, explicou Terezinha, que tem a ajuda da professora da 3ª série da escola, Helena Aiko Iamashita dos Santos.
O envolvimento da comunidade foi tão grande que trouxe mães de alunos para a escola para aprenderem a confeccionarem bonecas de pano e, com isso, aumentar a renda da família.
Instalada há 2 meses, a Oficina atende 18 alunas. O Programa Escola da Família é desenvolvido nos sábados e domingos, nas escolas estaduais e as alunas passam a semana esperando o dia da Oficina. Franciele Paiva dos Santos, de 9 anos, traz a irmã Fabiana, de 6 anos para ‘costurar bonecas’. “Vou fazer bonecas para vender e comprar roupa e sapato para mim”, disse Franciele. Naiara Carolina dos Santos confecciona bonecas para brincar, mas também pensa em vender. “Quando eu quiser alguma coisa, já terei o dinheiro”. Maria de Lourdes da Silva Souza, mãe de um aluno da escola, participa da Oficina. “Vim para aprender e fazer bonecas para minhas netas, mas pode vir a ser uma renda extra para a família”.
O trabalho de Teresinha é elogiado pela Coordenadora de Área do Programa da Delegacia de Ensino de Presidente Prudente, Silvana Spréa. “Ela desenvolve o trabalho com amor e é gratificante ver o carinho que as crianças têm com a Terezinha”.
Para o Educador Profissional do Programa, Gleison Moreira Leal, a Oficina de Bonecas é importante porque proporcionou o envolvimento de toda a comunidade do Jardim Brasília.
“Para que a Oficina de Bonecas se consolide ainda mais, precisaríamos de uma máquina de costura”, finalizou Terezinha.

Escola da Família

Para ser selecionado para participar do Programa Escola da Família, o aluno deve atender alguns quesitos exigidos pelo Programa, como não estar recebendo outro benefício para custeio da mensalidade de curso de graduação, ter interesse e disponibilidade para desenvolver atividades junto a escolas públicas estaduais, além de declarar renda mensal e tipo de moradia, entre outros.
Por outro lado, as Instituições Privadas de Ensino Superior também têm suas obrigações, como complementar, obrigatoriamente, o valor total da mensalidade do aluno bolsista, ou seja, o Governo do Estado, numa parceria com o BNDES, paga 50% da mensalidade, até o valor máximo de R$ 267,00 e a Toledo/PP custeia os outros 50% da mensalidade.