Pesquisa de preços da EJT

08 | 10 | 2004
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente

Em pesquisa de preços em supermercados de Presidente Prudente, realizada no último dia 30 de setembro, pela Empresa Júnior Toledo – EJT, foi constatado um aumento de 1,02% em relação ao mês de agosto.
A pesquisa, realizada em oito supermercados da cidade, apontou o setor Matinais/doce como um dos contribuintes direto no aumento geral dos preços, com uma alta de 2,50% em média. O produto que trouxe maior reflexo para esses resultados foi o achocolatado Toddy 400 grs, com aumento médio de 6,52%. No valor de R$ 2,88 no mês anterior, o produto pôde ser encontrado com o valor médio de R$ 3,38.
O Feijão Prudentão 1 kg também teve um aumento significativo, com uma alta de 33,37 %. Encontrado a R$ 1,27 no mês de agosto, em setembro o produto foi encontrado no valor de R$ 1,70 nos estabelecimentos pesquisados.
O Creme Dental c/ flúor + cálcio Sorriso 90g também teve um aumento significativo, de 7,12% em relação ao mês anterior.
Apesar do aumento geral em relação ao mês anterior, alguns produtos apresentaram uma redução significativa em seus preços como a Carne Músculo kg/peça que teve redução de 7,14% em relação ao mês de agosto, conseqüência de promoções nos estabelecimentos pesquisados. O produto teve uma variação de preços de 67,81% entre um estabelecimento e outro, sendo encontrado de R$ 3,79 a R$ 6,36.
A Carne Acém Kg/peça teve uma redução inexpressiva de 2,06% em seus preços e a variação entre os estabelecimentos pesquisados de 34,40%, sendo encontrado de R$ 4,68 a R$ 6,29.
Segundo os pesquisadores Alceu Takao Teruya, Carlos de Albuquerque Souza Neto, Fábio Luiz Monteiro, Fernando Júlio Pereira Marcondes, Grace Ane Donha, Milena Minamiguchi, Pedro Lima Menossi e Tatiane Puci Stringuetta, alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia, como no mês anterior, foi constatado um aumento geral e uma variação nos preços praticados entre os estabelecimentos. A recomendação aos consumidores é de que, com uma boa pesquisa entre os supermercados é possível encontrar os melhores produtos com preços acessíveis e diversas promoções, o que contribuirá para a redução dos gastos no orçamento familiar.
A pesquisa teve a orientação do professor Walter k. Dallari e da Supervisora de Prática Profissional Maria Lúcia Ribeiro da Costa.

Confira o resultado da pesquisa.

ASSUNTOS
RELACIONADOS