Ex-Procurador encerra Fórum

01 | 09 | 2004

O Ex-Procurador Geral de Justiça do Estado de São Paulo, Luís Antônio Marrey, encerrará o II Fórum Jurídico da Toledo/PP, neste dia 2 de setembro, às 19h30, no Tênis Clube de Presidente Prudente, com a palestra ‘Violência e Criminalidade’.
Como Procurador Geral, designou os promotores Silvio Martins Barbato, Gilson Amâncio de Souza e Braz Dorival Costa, de Presidente Prudente, para acompanhar as investigações sobre o assassinato do juiz corregedor Antonio José Machado Dias, ocorrido no ano passado.
Na região de Presidente Prudente, ainda como Procurador Geral, ele criou o Grupo de Estudo e Trabalho sobre Atuação Fundiária – GETAF e, foi sua criação também, o Grupo de Atuação Especial e Repressão ao Crime Organizado – GAECO.
Foi ele quem levou a julgamento o então Promotor de Justiça Igor Ferreira da Silva, condenado pelo assassinato de sua mulher Sílvia, no dia 4 de junho de 1998, que estava grávida de sete meses. Igor continua foragido.
Marrey foi o Promotor de Justiça do ‘Caso da Rua Cuba’, ocorrido em São Paulo, em 23 de dezembro de 1988, quando o casal Jorge Toufic Bouchabki e Maria Cecília Delmanto foi assassinado com quatro tiros à queima-roupa e o filho do casal, Jorge Delmanto Bouchabki, o único suspeito, foi inocentado por falta de provas.
No final do ano de 1999, época em que, já aprovado na Câmara dos Deputados, transitava pelo Senado o projeto chamado “Lei da Mordaça”, que transformado em lei, proibiria as autoridades judiciais de divulgarem qualquer informação sobre o andamento de processos, visto por muitos como uma espécie de censura velada, com tendência a favorecer os poderosos acusados de cometerem crimes, Marrey, então Procurador Geral de Justiça de São Paulo, declarou: “Parece que uma parte da classe política quer esvaziar o poder de fiscalização sobre eles”. Em 2002, ele requereu uma investigação contra os sites neonazistas que proliferavam na internet.
Atuando por três mandatos, foi o Procurador Geral de Justiça que mais tempo permaneceu no cargo.
O II Fórum Jurídico da Toledo/PP, que teve início no dia 30 de agosto, contou com a participação do diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM – seccional de São Paulo Francisco José Cahali e do Desembargador no Tribunal de Justiça de São Paulo Carlos Roberto Gonçalves.
O evento é dirigido aos profissionais e estudantes da área de Direito.