Oficina de Formação Profissional

01 | 09 | 2004

Alunos do 3º ano do curso de Serviço Social realizaram, no dia 31 de agosto, um painel sobre ‘As políticas assistenciais aos Portadores de Deficiência’, tema abordado na disciplina de Oficina de Formação Profissional.
Com a participação das assistentes sociais Edmárcia Fidelis Rocha – Lumen Et Fides, Cláudia V. Garcia Dias – Núcleo Ttere, Fernanda Lúcia Maioli – Apae, e das alunas do curso de Pedagogia da Unesp/PP Angélica Spigaroli e Daniele dos Santos, o objetivo da atividade foi fazer com que os alunos pudessem conhecer a prática profissional dos assistentes sociais nas instituições que atendem às pessoas portadoras de deficiência.
As professoras da disciplina, Luci Martins Barbatto Volpato e Márcia Heloísa de Oliveira, explicam que os alunos também passam a conhecer qual a proposta de trabalho do assistente social dentro de cada instituição. “A atividade proporciona aos alunos um contato com profissionais que atuam na área de portadores de deficiência. Um mercado de trabalho amplo, uma vez que, todas as instituições têm assistentes sociais atuando”.
Coordenados pelas alunas Daniele Leirião, Ana Carolina Trevisan, Caroline Bagli, Juliana Kishi, Tatiane Silva, Camila Fracasso e Érika Fabiana Estevam, os alunos desenvolveram toda a metodologia, orientados pelas professoras.
“Discutimos com os alunos o que é um painel, como se realiza, como se conduz e eles preparam a atividade, apresentam, convidam os profissionais. Tudo inserido no conteúdo programático da própria disciplina. A cada oficina, os próprios alunos desenvolvem todo o trabalho. Essa organização ocorre concomitante ao conteúdo desenvolvido em sala de aula”, finaliza Luci.