Projeto digital na comunidade

10 | 08 | 2004

Toledo/PP implanta projeto de inclusão digital em comunidade

A Toledo/PP firmou parceria com a Fraternidade São Damião (Jardim Santa Paula) para atender aquela comunidade com o Projeto de Inclusão Digital que proporciona às pessoas de baixa renda o acesso à informática.
Ministrado por extensionistas, alunos da graduação e pós-graduação, o projeto atenderá 40 pessoas da Fraternidade São Damião, com aulas às sextas-feiras e aos sábados.

Para o coordenador do Projeto de Inclusão Digital Mário Andreta, a parceria com aquela comunidade é um desdobramento do Projeto Degraus para Adolescentes da Toledo/PP da comunidade da Vila Furquim. “Essa parceria vem mostrar a importância de projetos como esse, não só para a faculdade, com a participação dos alunos, que exercem seu papel social, como para a sociedade, que adquire conhecimento. Pelo próprio conceito de extensão, que é ‘levar’ conhecimento acadêmico e ‘trazer’ experiência de vida, esse projeto é um intercâmbio com a sociedade”, explicou Mário.
Os extensionistas Lílian Mendonça (2º ano de Ciências Contábeis) e Alyston de Campos (3º A de Direito) vêem a importância de poder contribuir com as pessoas atendidas, “pois, além da formação, evitamos a ociosidade delas”.
O coordenador de informática da Fraternidade São Damião, Luiz Carlos Rodrigues, contou que a entidade tem como objetivo prestar serviço para a comunidade e a parceria com a Toledo/PP é a oportunidade da concretização desse objetivo. “Nós temos os equipamentos, mas não temos recurso humano”.
Para Anderson Cruz, de 16 anos, e Ana Paula Araújo, de 15 anos, que serão atendidos pelo projeto, é a oportunidade de ter um diferencial para conseguir um emprego. “Se a pessoa não souber informática hoje, é difícil uma colocação no mercado de trabalho”, disse Elizete Pelegrini, mãe da aluna Juliana, de 13 anos.