Ensino de vanguarda

29 | 06 | 2004

Numa atitude de vanguarda, o Curso de Pós Graduação em Gestão de Negócios da Toledo/PP, ofereceu aos seus alunos a oportunidade de participarem do ‘Strategic Management Simulation‘, uma simulação de estratégia empresarial.
“Uma simulação desafiadora, complexa e ‘divertida'”, segundo o professor do módulo ‘Business Game‘, do curso de Gestão de Negócios, Iberê Arco e Flexa. Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo – FGV e ex-superintendente de Planejamento Comercial do Banco Itaú S/A, ele explicou que o objetivo da simulação é formular e implementar estratégias de gestão, integrar decisões, desenvolver capacidade analítica, trabalhar com diversos horizontes de planejamento e construir mecanismos de avaliação e controle.
“O ‘Strategic Management Simulation‘ é um software da Tec Train Ltda., que permite uma simulação de empresas diferentes que atuam em diversos mercados. Com isso, podemos proporcionar aos alunos da Pós Graduação da Toledo/PP, uma integração de conhecimentos de forma prática, envolvendo todas as áreas ministradas durante o curso, de conhecimentos conceituais, como marketing, vendas, finanças, na prática de gestão de empresas”, explicou Iberê, que é consultor da Tec Trian Ltda..
Divididos em grupos, os alunos aplicaram diversas estratégias, “o que torna a simulação mais interessante ainda, por termos a oportunidade de comparar resultados, de acordo com as decisões de cada grupo. Os resultados da simulação são constantes e, o resultado final, é por todos os indicadores de uma empresa de verdade, ou seja, lucro, retorno, eficiência, produtividade, inovação”.
Segundo o professor, que ministrou também o módulo ‘Gestão Estratégia Empresarial’, no início do curso de Gestão de Negócios, a empatia com os alunos foi excelente, “o que proporcionou um resultado extraordinário na aplicação da simulação, além do desempenho da própria Toledo/PP para que esse trabalho fosse possível”, finalizou.