Sistema Tributário

29 | 06 | 2004

“Na realidade, não tivemos uma reforma. Foram feitos ajustes e reajustes no sistema tributário nacional, que não resultaram em benefício para o contribuinte. A mudança estrutural do sistema tributário até então, não foi atendida”. A afirmação é de Humberto Bonavides Borges, professor da disciplina de Planejamento Tributário do curso de ‘MBA em Gestão de Negócios’ da Toledo/PP.
Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, ele é consultor de empresas e autor de livros como ‘Planejamento Tributário – IPI, ICMS, ISS e IR’ e ‘Gerência de Impostos – IPI, ICMS e ISS’.
“Por meio do Planejamento Tributário, o gestor de tributos da empresa exclui, reduz ou adia os encargos tributários incidentes nas operações industriais, negócios mercantis e prestação de serviços. O profissional pode verificar quais são as variáveis de estrutura e forma de um negócio, o ônus fiscal de cada uma delas e escolher a melhor opção”, explica Humberto.