Wilson Canci Júnior, formado em Direito pela Toledo/PP na turma de 1995, acaba de tomar posse como Promotor de Justiça no Mato Grosso do Sul e assumir a Comarca de Rio Verde.
Ele foi aprovado em 4º lugar no XXI Concurso Público de Provas e Títulos para Ingresso na Carreira do MP daquele Estado, onde disputou, com 700 candidatos, as 24 vagas oferecidas.
Júnior diz que sua aptidão profissional para a área criminal fez com que buscasse a carreira no Ministério Público, e credita a conquista aos pais, seus maiores incentivadores durante a faculdade.
Em visita à Toledo/PP, ele recorda sua admiração pelo professor de Direito Civil, Paulo Alonso. “Aprendi muito com ele”. Outro professor que ele lembra com carinho é o médico José Hamilton do Amaral, titular da disciplina de Medicina Legal. “Ele é muito vivido e as aulas dele eram um show”.
Até ser aprovado no concurso do Ministério Público, Júnior atuou como advogado em Dourados (MS), ao lado dos tios Harrisson e Diva de Figueiredo, também ex-alunos da Toledo/PP e, em Regente Feijó (SP).
A dedicação aos estudos para conquistar o MP teve início há três anos. “Durante os estudos não parei de advogar. Fiquei entre São Paulo e Regente Feijó estudando e advogando, até ser aprovado para a Magistratura da Bahia em 2003, num concurso onde concorreram 3 mil candidatos para 100 vagas e no concurso para o Ministério Público de Sergipe, no mesmo ano”. Júnior optou por assumir a Magistratura e atuou em Tanque Novo (BA). “Acabei pedindo exoneração do cargo por me identificar mais com o Ministério Público e, voltei a me dedicar aos estudos”.
Agora, como Promotor de Justiça, ele pretende trabalhar muito. “Enfim, usufruir a conquista de ingressar no MP”. Para Júnior uma satisfação, “além da oportunidade de oferecer meu trabalho para a sociedade que me deu a oportunidade de poder atuar para defendê-la”.