Jornada de Cinema

04 | 05 | 2004

A Jornada de Cinema da Toledo/PP exibiu, no dia 24 de abril, o filme “Gattaca – Experiência Genética”, em que o diretor Andrew Niccol leva às telas um mundo onde, apenas os geneticamente perfeitos conseguem posições de destaque.

O filme, que tem no elenco Ethan Hawke, Uma Thurman e Jude Law, se passa num futuro no qual os seres humanos são criados geneticamente em laboratórios e as pessoas concebidas biologicamente, são consideradas ‘inválidas’.
Segundo o aluno do 2º A de Direito, Cícero Aparecido Mesquita, o tema abordado no filme é de grande relevância acadêmica, “pois conduz o aluno a realizar uma reflexão do tema, associando os ensinamentos obtidos à realidade social, bem como as conseqüências do acontecimento dos fatos expostos no filme, na atualidade, conseqüências estas sob o ponto de vista social, político, econômico e jurídico”.

“Um dos principais pontos abordados no debate foi o momento em que se levantou a questão de que os fatores ambientais influenciam na vida dos seres humanos, ou seja, nada é absoluto. Assim a genética não vai determinar nosso futuro, o que seremos e como agiremos, o meio ambiente social influencia nosso comportamento e nossa escolhas, portanto estes não podem ser previstos apenas por uma análise genética, pois não são possíveis de mudanças e também onde limites pessoais podem ser vencidos com determinação”, disse Grazielle Pereira Magri, aluna do 3° Ano de Serviço Social.
A Jornada de Cinema teve a participação dos professores do curso de Direito José Roberto Dantas Oliva e José Hamilton do Amaral, da professora do curso de Serviço Social, Simone Duran T. Martinez e do Pastor Evangélico Paulo Alfaro, e arrecadou alimentos não perecíveis, em prol da Conferência Vicentina São Lucas do Parque Furquim.