Educação Ambiental

23 | 04 | 2004

Alunos do Projeto Degraus da Toledo/PP tiveram uma aula sobre Educação Ambiental, no dia 20 de abril, ministrada pelos alunos da 3ª e 8ª série do Núcleo Educacional Crescer – NEC.
Coordenada pela professora do NEC, Verônica Dutra Martins, e pela coordenadora do Projeto Degraus, Sônia Nozabielli, a atividade foi considerada um estímulo para os alunos, “uma vez que os integrantes do Projeto Degraus aprenderam que podem gerar idéias, produzir cartazes e objetos para levar o conhecimento a outras pessoas. A atividade abre novos horizontes e faz com eles passem a ser multiplicadores da Educação Ambiental”, disse Sônia.
Os alunos do Projeto Degraus Mário Henrique Cardoso e Carla Laureano Fonseca gostaram da atividade. “Achei legal e aprendi que posso fazer a reciclagem do lixo em casa”, disse Mário. Carla aprendeu que o lixo tem lugar certo para ser “jogado e que podemos aproveitá-lo mais do que imaginamos”.
Segundo Verônica, que teve seu projeto de Educação Ambiental “Reciclagem: solução para um grande problema no país”, premiado pela Associação das Escolas Cristãs de Educação por Princípios – AECEP, a atividade proporcionou um intercâmbio entre os alunos para ” a conscientização de que o lixo é um dos maiores problemas ambientais atualmente”.
Para as alunas da 3ª série do NEC, Isadora Francisco e Nicole Kitamura, todas as pessoas devem preservar o meio-ambiente. “Estamos ensinando outras pessoas sobre a importância da reciclagem do lixo para a preservação do meio-ambiente. Isso é legal”, disseram. As alunas da 8ª série, Ana Carolina Martins e Wanessa Wieser contaram que são responsáveis, junto aos outros alunos da mesma sala de aula, por uma cooperativa de material reciclado do NEC. “Uma vez por semana temos também uma aula de Educação Ambiental com a professora Verônica e o professor Celso Piovesan, onde produzimos objetos com material reciclado”.