Diretora Administrativa esclarece processo de seleção da BIP 2004
Todo ano, no período de seleção da Bolsa de Incentivo Profissional – BIP, os alunos carentes ficam na expectativa de serem contemplados com este benefício. No momento da publicação dos resultados percebe-se um descontentamento natural dos não selecionados e um questionamento quanto aos critérios de seleção. Para esclarecer todo o processo da BIP, a Assessoria de Imprensa entrevistou a Diretora Administrativa da Toledo/PP, Maria Inês de Toledo Pennacchi Amaral.
AI – Para quem é dirigido este Projeto da Toledo/PP?
MI – A BIP é uma iniciativa voluntária, uma liberalidade da Instituição e não uma obrigação. É importante esclarecer essa não obrigatoriedade para que todos entendam que a Toledo/PP oferece este programa com o objetivo de cumprir o seu papel social junto a sua comunidade acadêmica. A BIP foi criada, portanto, para atender aos alunos comprovadamente carentes, que tenham bom desempenho acadêmico e dediquem-se à pesquisa ou projetos sociais.
AI – Como é feito o processo seletivo?
MI – Primeiramente, o aluno deve se inscrever para a BIP. Neste momento, qualquer aluno devidamente matriculado nos cursos de graduação da Toledo/PP pode se inscrever. Uma vez que os alunos fizeram a inscrição pela internet e entregaram a ficha, devidamente preenchida e assinada, no Departamento de Bolsas de Estudos, dentro do prazo estabelecido, inicia-se o processo de triagem.
AI – O que é essa triagem?
MI – É o momento em que o sistema desclassifica os alunos que não preencheram algum dos requisitos constantes no artigo 2º inciso II, III e IV do Edital da BIP 2004, ou seja, não obtiveram média aritmética igual ou acima de 7,5 nas disciplinas matriculadas no ano de 2003, ou possuem alguma dependência, ou não têm disponibilidade para participar de projetos da Toledo/PP, ou ainda , não preencheram, devidamente, a ficha de inscrição da BIP 2004.
AI – Qual o próximo passo, após a triagem?
MI – A publicação na internet da lista dos pré selecionados , convocando-os para a entrega dos documentos comprobatórios para a verificação da veracidade das informações prestadas. Os alunos pré selecionados pela triagem são aqueles habilitados para concorrer a BIP. Neste momento é que vai ser avaliada a real necessidade, ou seja, a carência do aluno.
AI – Então, os alunos pré selecionados ainda não têm a bolsa de estudos assegurada?
MI – Não, agora é que, realmente, começa a seleção. Os alunos desclassificados o foram por não atenderem às condições determinadas pela Toledo para pedir a bolsa. A Toledo oferece essa bolsa por uma liberalidade e, em contrapartida, exige que o aluno tenha um bom desempenho acadêmico e participe de projetos da Faculdade. Inclusive, a Comissão do MEC que nos visitou em 2003 recomendou esta exigência. A Comissão defendeu essa posição colocando-nos que, por meio das bolsas, podemos tornar nosso aluno melhor qualificado uma vez que ele estará participando de grupos de estudo,projetos de iniciação científica,produzindo artigos científicos e participando de projetos sociais . Defendeu ainda que a bolsa por ser uma liberalidade deve exigir melhor desempenho acadêmico do aluno e não ser disponibilizada, apenas, pelo critério carência.
AI – E como é feita essa seleção?
MI – As fichas de inscrição com os documentos comprobatórios que atenderam os incisos II, III e IV do artigo 2º do Edital da BIP 2004 serão analisadas por uma comissão, que avaliará o índice de carência financeira do candidato. O índice de carência é calculado segundo fórmula usada pelo Governo Federal em seu programa de Financiamento Estudantil.
AI – Quem compõe esta Comissão?
MI – A Comissão é composta por alunos da 3ª e 4ª séries de Serviço Social e presidida por um representante da diretoria da Toledo/PP. Os coordenadores de curso e representantes de classe participarão como colaboradores neste processo.
AI – A análise das fichas precede a entrevista?
MI – Sim. A análise é necessária para levantar pontos a serem esclarecidos na entrevista e verificação da veracidade das informações prestadas.
AI – Como será feita a entrevista?
MI – Alunos da 3ª e 4ª séries de Serviço Social aplicarão um questionário aos candidatos, buscando, além de confirmar informações, identificar o perfil e ratificar sua disponibilidade para atuarem nos projetos da Faculdade. Candidatos, que apresentarem documentos que não confirmem as informações prestadas e que apresentem informações que são contraditórias entre si, serão eliminados. O mesmo procedimento será adotado com candidatos que apresentem renda que não os identifiquem como carentes.
AI – E a classificação final?
MI – A Toledo recebeu 520 inscrições para a BIP 2004. Foram pré selecionados 196 candidatos para entrevista. Após a entrevista e análise da Comissão e seus colaboradores, os alunos serão classificados pelo índice de carência. A Toledo/PP oferece 120 bolsas de 30% para veteranos e 40 bolsas de 10% para os calouros.
AI – O aluno que é contemplado com a BIP 2004 tem sua renovação automática para os próximos anos?
MI – Não. A bolsa terá validade, apenas, durante o ano letivo de 2004 e, após avaliar os reflexos acadêmicos e sócio-econômicos desse incentivo, a Toledo/PP deverá decidir sobre sua continuidade ou não, conforme a disponibilidade de recursos e os resultados obtidos. Em caso de continuidade da BIP aos beneficiários de 2004, não será garantida a permanência no programa de bolsas no ano subsequente, devendo os mesmos submeterem-se a novo processo de seleção.
AI – Há possibilidade de recurso para os candidatos não contemplados com a BIP?
MI – Sim. O candidato que deseja algum esclarecimento, tem questionamentos ou mesmo quer apontar alguma fraude, deve preencher formulário de recursos, disponível no Departamento de Bolsas a partir da publicação do resultado final.
AI – Qual deve ser o procedimento dos alunos que forem selecionados para o BIP 2004 em relação à mensalidade de março?
MI – Os beneficiários deverão desconsiderar o boleto de março/04, já encaminhado, e mediante a assinatura do recibo da bolsa retirar novo boleto com o novo valor no Departamento de Bolsa, nos dias 5 e 6 de março.