Pesquisa de preços

17 | 02 | 2004

A Empresa Júnior Toledo – EJT realizou, no dia 6 de fevereiro, a coleta de preços nos maiores supermercados de Presidente Prudente, onde verificou que 56% dos produtos sofreram reduções em seus preços, comparados ao mês anterior.
O setor de artigos de higiene obteve a maior queda 6,38%, com destaque para o cotonete Johnsons & Johnson, que teve uma queda de 6,76%. O mesmo setor apresentou grande variação de preços entre um estabelecimento e outro, onde foi constatado uma média de 31,65%. O sabonete Lux Suave foi encontrado com valores de R$0,49 a R$1,03.

Produtos como de cereais e mercearia, que têm um peso significativo nas compras mensais, sofreu uma elevação média de preços de 1,21%. O feijão Carioquinha, base da alimentação do brasileiro, sofreu uma elevação de preço de 12,38% e o spaguetti Liane, teve uma variação de preços de um estabelecimento para outro de 56,57%, podendo ser adquirido por R$0,99 até R$1,55. A média de variação de preços no setor ficou em 32,6%.

Em contrapartida, o setor de bebidas apresentou a menor variação média de preços entre os supermercados, aferida em 17,3%, um índice razoavelmente alto, mas o menor dentre todos os setores pesquisados.
Considerando todos os produtos pesquisados, houve uma queda geral de preços calculada em 0,45%, que pode ser explicada em razão da sazonalidade, devido às tradicionais promoções de início de ano, prolongadas pela queda nas vendas em razão da redução do poder aquisitivo da população.
Lembramos que a pesquisa realizada pela EJT divulga, apenas, os preços dos produtos encontrados em três ou mais estabelecimentos e que, todos os preços coletados obedecem à discriminação do código de barras, marca e peso do produto.
Colaboraram para a pesquisa, Adriano Santos, Alceu Teruya, Dayane Kiefer, Fernando Marcondes, Leandro Fernandes e Paulo Silva, alunos dos cursos de Administração e Economia da Toledo/PP.

Clique aqui para ver a pesquisa