Jesualdo Eduardo de Almeida Júnior, professor das disciplinas de Direito Processual Civil II e Direito Processual Civil III no curso de Direito da Toledo/PP, acaba de lançar o livro “As Relações entre Cônjuges e Companheiros no Novo Código Civil – Efeitos nas entidades familiares: seu âmbito e conseqüências jurídicas”, pela Editora Temas & Idéias.
Segundo o autor, o Direito de Família é âmago da discussão. “É um tema cotidiano, as pessoas o vivem todos os dias. Talvez por isso seja o ramo mais fecundo do Direito Civil, que gera por conseqüência, conflitos de maiores ou menores complexidades. Entretanto, o Direito nem sempre está apto a resolvê-los plena e satisfatoriamente. Além disso, a família é a mais velha instituição humana e, mesmo assim, permanece em constante mutação. Daí a razão de se abordar neste livro o assunto: tão antigo e tão atual ao mesmo tempo”.
A obra teve início, segundo Jesualdo, durante sua primeira dissertação de mestrado e despertou sua curiosidade pelo assunto. “Tudo que temos na literatura jurídica sobre o assunto diz respeito aos assuntos patrimoniais, sendo que, na verdade, o que mantém um relacionamento são as questões de índole pessoal”, explica o autor.
Jesualdo diz que este é seu primeiro livro e que pretende escrever obras relativas ao mundo jurídico, para atender estudantes, profissionais e população em geral. Com vários artigos publicados em revistas jurídicas especializadas e premiados, abordando temas relacionados ao Direito Civil e Processual Civil, sempre com enfoque constitucional, pretende escrever o próximo, baseado em sua dissertação de mestrado que está cursando na ITE/Bauru: “Será sobre o tema ‘A tutela protetiva do Idoso'”.