Atendimento gratuito à comunidade

28 | 10 | 2003

Inseridos nas atividades do Projeto Consumidor Consciente, alunos dos 2º anos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis e 1º ano de Economia da Toledo/PP realizaram, no dia 25 de outubro, um atendimento gratuito à população no Calçadão da rua Tenente Nicolau Maffei – centro da cidade.
Promovido pela Coordenadoria de Extensão, o objetivo da atividade foi de esclarecer a comunidade sobre problemas voltados à área financeira. “Esta atividade tirou o aluno da sala de aula para colocá-lo em contato direto com a população. O aluno aplicou na prática a teoria da sala de aula”, explicou o professor de Matemática Financeira, Júlio César Barrios, que acompanhou os estudantes.
“Apresentamos à população a necessidade de equilíbrio entre as receitas e os gastos, que tanto serve para o setor público, como para empresas e unidades familiares, possibilitando aos alunos colocar em prática o aprendizado da disciplina de Contabilidade Social”, disse o coordenador do curso de Economia, Walter Dalari.
O professor de Administração Financeira, Jorge Galvão, disse que foi uma oportunidade para os alunos orientarem as pessoas sobre compras a prazo, taxa de juros, investimentos e orçamento familiar, entre outros assuntos relacionados à área financeira.
Os alunos do curso de Administração, João Lucas Agustinho, Fernando Cuadros e Fernando Araújo abordaram a população para darem dicas sobre as taxa de juros aplicadas pelas lojas. “A atividade foi válida para adquirirmos experiência como futuros profissionais e até como consumidores”.
Magali Gerônimo e Fernanda Machado, alunas do curso de Ciências Contábeis, tentaram mostrar à comunidade as vantagens das compras à vista. “A falta de informação da população sobre as taxas de juros embutidas é grande”.

Fernando Marcondes e Juliano Borges, alunos do curso de Economia prestaram atendimento, abordando orçamento familiar. “Orientamos sobre custos fixos e variáveis, para que as pessoas possam administrar melhor seus rendimentos e economizar. Vimos, na prática, as discussões da sala de aula”.