Visita à Natura

20 | 10 | 2003

A aluna Caroline Destro do 3º A de Administração da Toledo/PP realizou, no dia 17 de outubro, às 18h, na Sala de Projeção “Prof. Pascoal Dinis Navarro”, uma apresentação sobre a visita de alunos do curso à Natura, em Cajamar (SP).
Acompanhados do professor da disciplina de Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais, Emanuel Álvares Calvo, os alunos foram conhecer a fábrica e Caroline falou sobre a relação da visita com a disciplina, além da estrutura da empresa visitada.
Para Caroline, a experiência de falar aos colegas do curso foi um aprendizado. “O fato de organizar todas as informações e desenvolver a capacidade do que eu poderia aprender foi muito bom”.

Natura

A Natura é uma empresa de produtos cosméticos, de higiene, perfumaria e de saúde e sua organização surpreendeu os alunos. “Uma coisa interessante foi poder ver a teoria das disciplinas Teoria Geral de Administração (1º ano) e Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais (3º ano), na prática”, disse Caroline.
Ela explicou que na disciplina do 1º ano, eles aprenderam sobre o sistema de produção linear/linha de produção, “e na visita pudemos observar cada funcionário exercendo uma função específica. Na disciplina de Recursos de Materiais, aprendemos o sistema de estocagem e na Natura, é extremamente informatizado, com reposição muito rápida, além da logística que a empresa tem, de movimentação de material dentro da própria fábrica”.
A valorização do capital humano chamou a atenção dos alunos. “Claro que essa valorização é voltada para o aumento de produtividade, mas oferece conforto, saúde física e mental dos colaboradores, como são chamados os funcionários. Para os colaboradores, além de uma creche para 120 crianças, de 0 a 4 anos, com excelente material didático e estrutura, é oferecido um clube, com quadras, salão de festas, etc”.
“A política que a Natura tem de prevenção à Lesão por Esforço Repetitivo – LER também nos chamou a atenção. Os colaboradores fazem 3 paradas durante o expediente, de 15 minutos cada, para fazer exercícios físicos. E há o revezamento dos colaboradores que exercem funções repetitivas de 2 em 2 horas. Os móveis são de alto nível ergonômico, ajustáveis à estrutura física do colaboradores”.
Por ser uma empresa ecologicamente correta, segundo Caroline, tudo que a Natura faz é para não prejudicar o meio-ambiente. “A empresa tem uma política de desenvolvimento sustentável e para se ter um desenvolvimento auto-sustentável, é necessário que a empresa seja ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável. E a Natura obedece a esses critérios. A empresa tem um sistema de tratamento de água, onde toda água usada é tratada e volta para a produção. O que é excessivo para voltar para a produção, devolvem para a natureza, 99% livre de impurezas”, finalizou Caroline.