Autoridades apoiam Projeto

19 | 09 | 2003

O Projeto Degraus da Toledo/PP, desenvolvido para promover a cidadania e atender a comunidade do Parque Furquim, recebeu apoio de autoridades, que estiveram reunidas na faculdade, no dia 16 de agosto, para apresentação do projeto.
Na presença de representantes do Ministério Público, da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Municipal de Assistência Social, da Escola Dr. Pedro Furquim, da Associação de Moradores do Parque Furquim, da Pastoral da Criança e da Conferência Vicentina, a coordenadora do Projeto Degraus, Sônia Nozabielli falou sobre a importância do projeto para a comunidade acadêmica e do Parque Furquim, em conjunto com a Supervisora de Prática Profissional, Maria Lúcia Costa, que orientou e analisou a pesquisa realizada no bairro, pelos alunos.
Voltado às crianças, adolescentes e seus familiares, o Projeto Degraus envolve docentes e discentes da Toledo/PP. “A criação do projeto considerou as condições de pobreza e exclusão social da comunidade ao seu redor, a exploração do trabalho de crianças e adolescentes como guardadores de carro, a inexistência de oferta de atividades complementares à escola e as dificuldades de acesso aos programas sociais ofertados no município, dentre outros aspectos”, explicou Sônia.
Segundo a coordenadora, o objetivo do projeto é estimular a comunidade acadêmica a conhecer os problemas do mundo presente, estabelecer uma relação de reciprocidade com a comunidade local e difundir os conhecimentos gerados na faculdade. “O projeto visa propiciar à criança e ao adolescente condição de adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades e atitudes que garantam seu ingresso, regresso, permanência e sucesso na escola e contribuam para o seu desenvolvimento pessoal e social”.
Os representantes das entidades, presentes a reunião, reconheceram a importância da iniciativa da Toledo/PP, disseram que estão confiantes na qualidade do trabalho a ser desenvolvido pelo Projeto com a comunidade do Parque Furquim e na expectativa da ampliação da capacidade de atendimento do Projeto Degraus.

As atividades e seus objetivos

As atividades do Projeto Degraus terão início no dia 06 de outubro, com a realização de aulas de Informática, Oficina de Desenvolvimento Pessoal e Social, Karatê e Acompanhamento Escolar. Serão realizadas reuniões de planejamento, envolvendo a coordenadora Sônia e os alunos participantes do projeto Degraus. O término das atividades do Projeto Degraus em 2003 está previsto para o dia 15 de dezembro.
As aulas de Karatê, uma prática desportiva, visam possibilitar às crianças e aos adolescentes o desenvolvimento neuropsicomotor adequadamente dirigido no que diz respeito a afirmação de sua personalidade, auto-controle, disciplina, lealdade e companheirismo propiciando aos participantes uma atividade mais saudável.
A informática tem como objetivo introduzir os conceitos e recursos básicos da tecnologia de informação, como noções de Hardware, Software, incluindo sistema Windows e programas específicos como: Word, Excel e PowerPoint, conteúdos programáticos utilizados como ferramentas de apoio ao desenvolvimento escolar. Ao final de cada unidade, os alunos serão avaliados e depois de concluída a atividade, receberão certificados.
A Oficina de Desenvolvimento Pessoal e Social tem por objetivo desenvolver um conjunto de competências pessoais e sociais preparando os alunos para melhor corresponderem e enfrentarem as exigências do mundo contemporâneo. Falar em desenvolvimento pessoal e social de crianças e adolescentes implica em desencadear um processo de crescimento rumo a melhoria da qualidade das relações dessas crianças e adolescentes consigo mesmo e com os outros. Para isso, essa oficina terá como subsídio metodológico o livro “Aprendendo a Ser e a Conviver”, de Margarida Serrão e Maria Clarice Baleeiro. As aulas abordarão sete temáticas básicas: identidade, integração, comunicação, grupo, sexualidade, cidadania e projeto de vida.
Na Oficina de Acompanhamento Escolar o objetivo é propiciar um espaço onde as dúvidas de aprendizagem das crianças e adolescentes possam ser resolvidas. Para isso, a oficina propõe desenvolver nas crianças e adolescentes as competências cognitivas básicas como expressão oral e escrita, cálculo, raciocínio lógico, solução de problemas e capacidade de decisão, além das habilidades de comunicação e interação social. É uma atividade complementar sem intenção de substituir a escola formal. Preocupa-se com o ingresso, o regresso, a permanência e o sucesso da criança e do adolescente na escola. A oficina visa possibilitar as crianças e adolescentes serem sujeitos de sua aprendizagem, seduzi-los para o mundo da leitura, oportunizar vivências e compartilhar idéias. Essas são as características centrais dessa atividade que se propõe a ser um espaço onde as dificuldades são entendidas como obstáculos a serem vencidos.
“No Projeto Degraus, uma iniciativa da Toledo/PP, todas essas atividades e oficinas serão apoiadas na metodologia socioeducativa”, ressalta Sônia.