Aprovados no MP de São Paulo

12 | 09 | 2003

Formados em Direito pela Toledo/PP, Gabriel Lino de Paula Pires e Landolfo Andrade de Souza foram aprovados no 83º Concurso de Ingresso à Carreira do Ministério Público do Estado de São Paulo.
Gabriel é da turma de 2001 e para conquistar o MP, dedicou-se exclusivamente aos estudos durante um ano e meio. Durante a faculdade ele trabalhou com o pai no comércio e não tinha certeza se iria prestar algum concurso ou advogar.
“Confesso que não fui um aluno dedicado, e quem me estimulou a estudar foi o professor Sérgio Tibiriçá Amaral. Ele foi muito importante para mim. O professor Sérgio foi o orientador da minha monografia de conclusão de curso e aprendi a estudar com ele. Foi no final da faculdade que resolvi prestar um concurso”.
Concluída a graduação, Gabriel foi para São Paulo fazer um curso preparatório para concursos. “Foi aí que comecei a estudar sério para prestar um concurso, para ter condições de ser aprovado. A minha decisão pelo MP veio com as aulas do professor Hugo Nigro Mazzilli. Procurador de Justiça aposentado, ele ministra as disciplinas Interesses difusos e coletivos e O Ministério Público na Constituição Federal e nas Leis Orgânicas. Com as aulas dele aprendi a verdadeira função do Promotor”, lembra. Gabriel diz que por não ter sido um aluno brilhante durante a faculdade, os estudos em São Paulo foram mais sacrificantes.
Da Toledo/PP Gabriel ressalta que todos os professores foram importantes, “pois me ajudaram durante a faculdade e durante o concurso. Na fase oral do concurso tive o apoio deles. Muitas coisas que comecei a estudar no cursinho, relembrava o que tinha aprendido e visto na faculdade. No cursinho, estudei para ser aprovado em um concurso e agora, após a conquista, é que começa a responsabilidade de colocar em prática o que estudei, a responsabilidade em lidar com a vida das pessoas”. Para isso, ele conta com o apoio dos promotores que já estão na ativa há mais tempo.
“A oportunidade que meus pais me deram, de estudar, de morar em São Paulo, foi também muito importante, porque muitas pessoas com potencial não têm a oportunidade de poder se dedicar exclusivamente aos estudos”, finaliza Gabriel, que atuará inicialmente como promotor substituto em Presidente Prudente.

Duas vezes promotor

Depois de ser o mais jovem promotor no Estado de Minas Gerais, Landolfo assume a Promotoria no Estado de São Paulo. Como promotor em Minas Gerais, cargo que assumiu no início de 2002, Landolfo atuou em 8 cidades. No dia 12 de setembro, pediu a exoneração do cargo e tomou posse no Ministério Público do Estado de São Paulo.
Formado na turma A do provão do MEC, em 2000, ele estagiou na Procuradoria de Assistência Judiciária, no Juizado Especial Cível da Toledo, atuou com o advogado e professor Miguel José Nader na área cível e decidiu direcionar seus estudos somente para concurso público, fazendo o curso Damásio em São Paulo.
Após assumir o MP em Minas, Landolfo ficou afastado dos estudos durante um ano. “Não tinha pretensão de prestar um outro concurso, mas quando começaram as inscrições em São Paulo, comecei a estudar novamente. Aprovado, me sinto feliz por voltar para casa”, fala o prudentino, que atuará inicialmente como promotor substituto em Presidente Venceslau.
Ele confessa que gostou muito de trabalhar em Minas Gerais e que fez bons amigos naquele Estado. “O Ministério Público lá é muito bem estruturado como instituição e nos oferece excelentes condições de trabalho, mas nada como estar perto da família”.
Para Landolfo, mais uma vez a Toledo/PP foi importante. “Tive promotores como professores, e a partir do momento em que me decidi pelo Ministério Público, me espelhei em alguns professores. Ser formado na turma A, para mim, é motivo de orgulho. É uma honra ter estudado numa faculdade que me deu formação para que eu tivesse a chance de ser aprovado em dois concursos”.
Também ex-aluno da Toledo/PP, Adriano, irmão de Landolfo, acaba de ser efetivado como promotor em Itapira (SP).