Assistência Jurídica

22 | 08 | 2003

Formada em Direito pela Toledo/PP em 1996, Silvana Cristina Bonifácio Souza acaba de lançar o livro Assistência Jurídica Integral e Gratuita, pela Editora Método.
Baseado em sua experiência como Procuradora do Estado, onde atuou na assistência judiciária, nas áreas cível, criminal e infância e juventude, o livro é resultado de sua dissertação de mestrado em Direito Constitucional, realizado na Instituição Toledo de Ensino – ITE, de Bauru (SP), com prefácio do professor doutor André Ramos Tavares.
“O livro aborda a questão da assistência jurídica integral e gratuita, trazendo o histórico desse direito, como é tratado na atualidade, as interligações com outros direitos tidos como fundamentais, além de como esse é prestado pelo Estado, através das Defensorias Públicas. O objetivo foi trazer didaticamente esse direito, tratado até então como simples benefício caritativo, procurando inseri-lo no dia-a-dia do profissional do Direito, especialmente os advogados, que prestam esse relevante serviço”, conta a autora.
Silvana diz que abordou também a questão processual, ou procedimental, a respeito da postulação desse direito à assistência jurídica integral e gratuita. Para ela, a Toledo/PP foi a “inspiração” maior em sua carreira. “Foi onde amadureci meus sonhos de seguir a carreira jurídica, especialmente a Magistratura. Tanto os professores como a organização da Escola sempre me cativaram e foi nos bancos desta faculdade que aprendi a amar o Direito e a lutar por meus ideais. Muito me orgulha ter concluído o curso de graduação na Toledo de Presidente Prudente”.
Aprovada em 15º lugar no último concurso para Magistratura do Estado de São Paulo, entre os 92 aprovados, Silvana atualmente é juíza substituta em Assis.
A Biblioteca “Visconde de São Leopoldo” já conta com dois exemplares do livro Assistência Jurídica Integral e Gratuita, de Silvana Souza.