O Curso de Extensão Toledo Aberta à Melhor Idade, que teve início nesse ano, vem superando a expectativa de seus alunos. Formado por pessoas acima de 45 anos, uma das disciplinas que tem chamado a atenção de todos é de Atualidades, ministrada pela professora Andréa Pennacchi, e que vem desenvolvendo um trabalho que tem envolvido os alunos.
Andréa explica que durante as discussões em sala de aula, dá subsídios para que os alunos entendam o mundo contemporâneo. “É importante que as informações que eles recebam sejam entendidas e transformadas em conceitos”.
Na disciplina de Atualidades os alunos já desenvolveram trabalhos inserindo suas vidas pessoais na história do mundo, onde, segundo a professora, puderam perceber que são sujeitos passivos, mas que podem ser ativos, participar e opinar. Outros temas discutidos em sala de aula foram: violência social, globalização, guerra biológica, guerra E.U.A. x Iraque, Islamismo e cultura e arte contemporânea.
A aluna da Melhor Idade, Ignez das Neves Campos, afirma que Andréa é uma especialista em história mundial e atualidades. Professora de Geografia em Assis (SP), Ignez lecionou ainda as disciplinas de História e Problemas Brasileiros. “A Andréa acompanha os acontecimentos diários, transmitindo seus conhecimentos com muita facilidade e didática de fácil compreensão para os alunos”.
Entusiasmada com o curso, a aluna acredita que o Toledo Aberta à Melhor Idade é uma oportunidade para que os alunos possam participar e reciclar seus conhecimentos e aprender e trabalhar assuntos atuais. “Notamos que os professores são capazes, dinâmicos e com uma didática que atinge a todos. As aulas das professoras Neli Souza – Relações Interpessoais, e Maria Ângela – Exercício da Cidadania e Memória e Sociedade, são ótimas. Todos os professores são atenciosos e exigem um retorno das suas aulas por meio de trabalhos como redações, cartazes”, finaliza.