Monografia premiada

25 | 07 | 2003

Formado em Economia em 2002 pela Toledo/PP, Cleyton Rodrigues dos Santos teve sua monografia de conclusão de curso selecionada entre os três melhores trabalhos na área, do concurso estadual de monografias realizado anualmente pelo Conselho Regional de Economia (CORECON/SP).
Com o tema “A exploração do trabalho imigrante na economia agrária brasileira: uma análise marxista acerca da imigração européia no final do século XIX e início do século XX”, a monografia foi orientada pelo professor doutor Alberto Albuquerque Gomes.

Neste ano, o concurso recebeu uma adesão recorde, com a inscrição de 22 instituições. Todos os cursos de Economia do Estado são convidados a inscrever um trabalho por instituição, ou seja, Cleyton concorreu com trabalhos desenvolvidos por alunos de faculdades como USP, Unicamp, PUC, Unesp e UFSC.
Segundo ele, a premiação é gratificante, “pois ‘abri mão’ de estágios em Bancos e empresas, para me dedicar melhor à monografia e, por pretender seguir a carreira acadêmica”. Cleyton acredita que a indicação vem de encontro ao seu projeto de vida, “independente do prêmio em dinheiro, pois o trabalho será ainda publicado”.
A premiação será realizada no próximo dia 13 de agosto, Dia do Economista, na sede do CORECON/SP, em São Paulo. Os 3 trabalhos selecionados serão publicados em formato de livro pelo Conselho e a classificação dos mesmos será anunciada apenas durante a cerimônia de premiação. Os prêmios serão atribuídos aos autores e orientadores de acordo com a classificação: 1º lugar – R$ 5.000,00, 2º lugar – R$ 3.000,00 e 3º lugar – R$ 2.000,00.

Supervisão

Para o supervisor de monografia do curso de Economia, professor Sandro Bertolli, a Toledo/PP busca uma boa formação do seus alunos, por meio do desenvolvimento das monografias de conclusão de curso. “Nesse sentido, definimos como objetivo maior a sólida realização de um dos principais diferenciais existentes na formação acadêmica de nível de graduação do economista: a monografia. A conseqüência desse processo tem sido trabalhos cada vez mais direcionados a satisfazer as principais ‘inquietações’ despertadas pelos nossos alunos nas mais variadas áreas da Ciência Econômica, sem se descuidar da preocupação de se incorporar a esses trabalhos as consistências metodológica, teórica e empírica exigidas para que os mesmos possam se tornar eficazes instrumentos para a explicação dos fatos sociais neles propostos e analisados”.