Moradores parabenizam projeto

25 | 06 | 2003

Com o objetivo de selecionar as crianças e adolescentes que atendam o perfil para serem inseridas no Projeto Degraus da Toledo de Presidente Prudente, voltado à comunidade do Parque Furquim, alunos da faculdade realizaram a primeira etapa de pesquisas naquele bairro.
Na última quarta-feira, dia 25 de junho, foi realizada a pesquisa no bairro para identificar, num primeiro momento, os domicílios por grupos de idade. Neste final de semana, dias 28 e 29 de junho, sábado e domingo, a partir das 08h30, os alunos voltam ao Parque Furquim, com o mapeamento da pesquisa anterior, quando aplicam uma entrevista sócio-econômica nos domicílios previamente selecionados, ou seja, naqueles com crianças e adolescentes, dentro da faixa etária que será atendida inicialmente pelo Projeto Degraus.
Para as moradoras do Parque Furquim, Adriana da Silva, Magali Regina da Silva Ruiz e Sandra Regina da Silva Ruiz, o Projeto é bem-vindo. “Assim é possível tirar as crianças da rua, além de exigir que elas freqüentem a escola”. Sandra observou que o bairro não participa de nenhum programa social. “A nossa vila é muito esquecida e esse Projeto para nós muito importante”.
As alunas do 2º ano do curso de Serviço Social da Toledo/PP, Dediane Cruz Santos e Karina Durante Nicolucci, vêem a participação no Projeto como uma oportunidade de colocarem em prática as discussões e aprendizados da sala de aula. “Passamos a viver a realidade dos moradores do bairro, conhecendo o dia-a-dia destas pessoas”.
Segundo a coordenadora do Projeto Degraus, Sônia Nozabielli, com as pesquisas será possível mapear a situação das crianças e adolescentes e, ainda, encaminhar às autoridades competentes, as demandas e necessidades do público infanto-juvenil do Parque Furquim.
Com o resultado das pesquisas, a partir do mês de agosto, crianças e adolescentes que se encontrarem em maior condição de exclusão passarão a ser atendidas pelo Projeto, na faculdade, com várias atividades como aulas de informática, acompanhamento escolar e oficinas socioeducativas.