Participe do Projeto Degraus

12 | 06 | 2003

Com uma proposta de promover a cidadania e atender à comunidade residente no Parque Furquim, a Toledo/PP criou o Projeto Degraus voltado às crianças, adolescentes e seus familiares.
Envolvendo docentes e discentes da faculdade, a criação do projeto considerou as condições de pobreza e exclusão social da comunidade ao seu redor, a exploração do trabalho de crianças e adolescentes como guardadores de carro, a inexistência de oferta de atividades complementares à escola e as dificuldades de acesso aos programas sociais ofertados no município, dentre outros aspectos.
Segundo a diretora acadêmica da Toledo/PP, Zelly Pennacchi Machado, o objetivo do projeto é estimular a comunidade acadêmica a conhecer os problemas do mundo presente, estabelecer uma relação de reciprocidade com a comunidade local e difundir os conhecimentos gerados na faculdade. “Voltado para a comunidade do Parque Furquim, o projeto visa propiciar à criança e ao adolescente condição de adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades e atitudes que garantam seu ingresso, regresso, permanência e sucesso na escola e contribuam para o seu desenvolvimento pessoal e social”.
A participação é aberta aos alunos dos cursos oferecidos pela Toledo/PP – Direito, Administração, Ciências Contábeis, Economia e Serviço Social. O discente terá a oportunidade de desenvolver uma atividade acadêmica e social, na comunidade em que a faculdade está inserida, além de conhecer pessoas diferentes e viver novas situações e experiências.
Composto de duas fases, o Projeto Degraus num primeiro momento realizará uma pesquisa para conhecimento da situação sócio-econômica das crianças e adolescentes residentes no Parque Furquim. Na segunda fase, serão desenvolvidas várias atividades como aulas de informática, acompanhamento escolar e oficinas socioeducativas, além das aulas de Karatê, que já foram iniciadas com o professor Elton da Silva Shiratomi. Aluno do 2º D de Direito e Campeão Brasileiro na categoria adulto/2002, ele contou que, nas aulas, os alunos aprendem, além da atividade física, a parte filosófica do esporte, como respeito, humildade, disciplina e caráter.
Válido como atividade complementar, as inscrições para participar do Projeto Degraus já estão abertas no NEPE. Informações pelo telefone (18) 3901-4004.