A IMPORTÂNCIA DAS COMPETIÇÕES JURÍDICAS

21 | 03 | 2024
Maria Fernanda de Toledo Pennacchi Tibirica Amaral

Participarem competições jurídicas é um dos diferenciais que os alunos do curso deDireito podem aproveitar durante a graduação. Desde o primeiro termo os alunossão apresentados as competições de direitos humanos, em que precisam estudar umcaso hipotético e apresentar argumentos diante de um tribunal formado porprofessores.

Essavivência prepara o aluno para o mercado de trabalho, além disso, os grupos decompetição oferecem a oportunidade de o aluno representar a faculdade nacionale internacionalmente, podendo conhecer países como Estados Unidos, Alemanha,Colômbia. Há, também, competições jurídicas internas, e nacionais, as quais osalunos podem participar. São oferecidas competições nas mais diversas áreas,direitos humanos, processo penal, direito tributário entre outras.

ANuremberg Moot Court, é uma competição internacional simulada que ocorre naAlemanha, é realizada em inglês, onde equipes universitárias de todo o mundosão convidadas a defender um caso simulado perante o Tribunal PenalInternacional. Os alunos são avaliados na sua carta de intenções, argumentaçãoescrita (memoriais de defesa e acusação) e oratória.

Osalunos têm a oportunidade única de desenvolver suas habilidades e pleitear nahistórica sala 600 do Palácio de Justiça de Nuremberg, onde ocorreram osjulgamentos do Tribunal de Nuremberg dos principais criminosos de guerranazista.

Éuma ocasião ímpar, em que os alunos conhecerão estudantes de universidades domundo todo, bem como juristas prestigiados, juízes nacionais e internacionais,e outros profissionais do direito que compõe a organização e avaliação doevento.

Paraaqueles alunos que almejam a carreira acadêmica, como a realização mestrado edoutorado fora do país, é a chance de fazer contato com universidadesestrangeiras e tentar uma bolsa de estudos.

Ascompetições fomentam o raciocínio jurídico, e a possibilidade dedesenvolvimento pessoal e profissional, além da oportunidade de conhecer oexterior.

opinião.