Só um diploma universitário?

03 | 11 | 2023
Lais Ernesto

Aeducação superior se tornou uma oportunidade de negócio para muitasinstituições. Quando buscamos por informações sobre a quantidade de faculdadespelo país, o número surpreende.

Segundodados do Censo da Educação Superior, desenvolvido pelo Inep (Instituto Nacionalde Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, em 2022, o Brasil contacom 2.595 IES (Instituições de Ensino Superior). Desse número, 88% dasinstituições são privadas.

Quandofalamos de cursos de graduação, os dados parecem ainda mais espantosos. Foramregistrados 44.951 cursos de graduação e 9 cursos sequenciais foram ofertadosnessas instituições.

Oque deve ser levado em conta é o cuidado da oferta de um ensino de qualidade.Cuidado esse que nem todas as IES possuem. Mas não basta ter um diploma doEnsino Superior?

Quembusca, hoje, se formar em uma faculdade tem intensões como: ter uma profissão,melhorar sua colocação no mercado de trabalho, mudar a área de atuação,realizar um desejo, entre outros.

Eé por isso que ter um “diploma vazio” não é suficiente para se atingir oobjetivo. Antes de optar por um curso de graduação, leve em conta algunspontos.

Osprofessores têm titulação e, mais, experiência de atuação? A instituiçãooferece uma boa estrutura para o desenvolvimento profissional? O curso contacom uma carga de aulas, atividades e projetos práticos? O estudante temrecursos para além das aulas, como Empresas Júniores, apoio para conquista deestágios e empregos? E o incentivo a competições acadêmicas einternacionalização?

Umdiploma do Ensino Superior implica muito mais do que participar das aulas,fazer as avaliações e receber a sua nota.

Oimpacto disso é o resultado pós-formação. O mercado de trabalho busca, cada vezmais, profissionais que estejam preparados para atuar.

Coma quantidade de oferta de cursos de graduação e instituições, é precisopeneirar e escolher a que realmente vai contribuir com sua formação. Porque:não basta ter um diploma do Ensino Superior.

opinião.