Com a entrada no Ensino Médio, vem a pressão da escolha da profissão. Muitos adolescentes ficam na dúvida em qual área se encaixa, e isso pode estar relacionado pela falta de conhecimento em si próprio, dos seus gostos e de suas facilidades de desenvolvimento em alguma área específica ou múltiplas.
Mas como sanar essa dúvida tão cruel? E de qual forma?
As instituições de Ensino Superior entram como uma grande aliada em auxiliar na escolha, de forma que, produzindo as feiras de profissões, onde, o objetivo é mostrar aos futuros estudantes o que cada curso daquela instituição irá proporcioná-los ao cursar e quais carreiras poderão seguir.
Estas feiras de profissões seguem um padrão, com o qual o aluno do Ensino Médio vai passar de stands em stands instalados em apenas um local da Instituição e deixando de lado a oportunidade de conhecer a estrutura, laboratórios, clínicas e salas, por exemplo.
A partir disso, a primeira edição do “Tô na Facul”, veio para quebrar esse padrão e assim proporcionar mais experiências aos estudantes do Ensino Médio, apresentando não apenas os cursos da Instituição, mas aproveitando para explorar os espaços que ele terá acesso ao estudar nela e ter uma grande troca de experiência com os professores e alunos do Ensino Superior.
As atividades devem ser constituídas de práticas e situações reais que os profissionais enfrentam no dia a dia do mercado de trabalho, para trazê-los mais próximos do que poderão encontrar ao escolher a profissão, o que torna mais atrativo e significativo aos participantes dessa experiência.
Além das atividades dentro dos laboratórios, da clínica e de espaços que ocorrem as aulas, os participantes puderam conhecer o espaço físico todo da instituição. Você, diretor e professor do Ensino Médio, não deixe de levar seus alunos a esses eventos e outros que irão proporcionar um conhecimento próprio e futuro, e aos alunos, conversem com esses professores sobre suas dúvidas do futuro profissional.