A contribuição dos eventos científicos para construção do conhecimento

09 | 09 | 2021
Ana Carolina Greco Paes
Ana Carolina Greco Paes

Educar significa “assumir responsabilidade” conforme ensina a filósofa alemã Hannah Arendt. Podemos pensar essa afirmação sob outras perspectivas, e se educássemos através da pesquisa? Ensinar nossas crianças e graduandos a assumirem responsabilidades através da contribuição à sociedade pela ciência?

O educador brasileiro, Pedro Demo, pensa na forma como o estudo, ensino e pesquisa podem ampliar o conhecimento do indivíduo, ele trata sobre como educar através da pesquisa. A pesquisa pode fornecer condições para situar-se na sociedade como um cidadão responsável e participativo, além de fornecer ferramentas para compreensão dos fatos e fenômenos. Educar pela pesquisa pressupõe o estímulo para o aprendizado através da curiosidade, pela busca de respostas, tomada de iniciativa, compreensão e organização das próprias ideias, (re)construção de caminhos e o descobrimento do novo.

A pandemia mundial de Covid-19 nos mostrou a importância da ciência na prevenção e combate à doença. E devemos nos lembrar que só há ciência se houver cientistas que pesquisem e se aprofundem em temas que devem ser desenvolvidos. Inclusive, o método científico no desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19 foi feito em tempo recorde, a globalização proporcionou a difusão do conhecimento e o compartilhamento de resultados, o que acelerou o desenvolvimento das pesquisas.

O compartilhamento de pesquisas e resultados de pesquisa é de extrema importância para o desenvolvimento da ciência. Nesse sentido, os eventos científicos que, em sua maioria, são organizados nos ambientes acadêmicos, servem como espaço privilegiado de compartilhamento. Os eventos científicos auxiliam na construção do conhecimento, uma vez que, expõe o que tem sido produzido nas instituições de ensino por pesquisadores que assumem a responsabilidade de fazer do mundo um lugar melhor e cheio de conhecimento.

opinião.