Esse é um texto sobre pessoas, marcas eposicionamento. Uma tentativa de alcançar uma luz no final deste túnel degelatina, (nada contra a gelatina), apenas uma alusão a fala dos gastrônomos:“Falta textura, falta sabor, falta acidez!”.
Quando pensamos em marcas pensamos empessoas. É na mente delas que as marcas se constituem e florescem. E como está esseterreno hoje? Vamos relembrar um fato recente:
Você deve conhecer o Woody. Personagemde um clássico infantil: Toy Story. Recentemente esse personagem ganhoucaracterísticas monstruosas: genocida, perigoso e ofensivo. Isso tudo por serum cowboy e no passado eles não terem sido legais com o indígenas norte-americanos,tornando-o, então, um assassino por descendência.
Segundo o The Daily Wire até Tom Hanks(dublador do personagem) teria twittado um pedido de desculpas por ter cedidosua voz para o cowboy no filme.
O único detalhe é que o artigo era umasátira. Texto que foi compartilhado, printado, repostado como verdade e comdefesas do “posicionamento” do artigo satírico original, quase um movimentogelatinoso.
No mesmo sentido muitas marcas estão caminhando,sem foco, embotadas, tipo gelatina, daquelascoloridas, mas sem o leite condensado. Exatamente como as pessoas quecompartilharam o The Daily Wire, seguindo um movimento que não existe, em buscade um significado que não está disponível.
Existe um remédio, para as marcas, sim!
A propaganda e as marcas não estãochatas por falta de criatividade (somos cada vez mais criativos, acredito quenunca criamos tanto, nunca produzimos tanto conteúdo), mas a chatice tem origemna falta de posicionamento, ficam pulando de onda em onda em busca porsignificado.
Posicionar é escolher algo pelo quelutar, escolher de que lado ficar, (só não vale a parte de cima do muro, lá é olugar das marcas chatas, gelatinosas e sem graça).
Para melhorar nossa compreensão,podemos dizer que o posicionamento é um ponto onde se juntam os círculos em umdiagrama de Venn considerando três aspectos:
1- Fazer algo que sua marca é boa emfazer
2- Tornar a vida das pessoas melhoresem alguma coisa
3- Sentir-se admirado por isso
Esse ponto é considerado a razão deexistir da sua marca. Compreenderno que sua marca é boa, como você muda a vida das pessoas e pelo o que vocêpode ser admirado vai te ajudar a encontrar o posicionamento da sua marca,ajudando a livrar o mundo de mais uma marca chata!