Daniela Nakano: Da Toledo Prudente ao Coração da Amazônia

04 | 07 | 2024

Daniela Fachiano Nakano, formada em Direito pela Toledo Prudente, dedica sua carreira à defesa dos direitos dos povos indígenas na Amazônia. Atualmente, ela trabalha no terceiro setor, com comunidades indígenas em Roraima, levando justiça social e respeito às culturas locais.

Durante sua trajetória na Toledo Prudente, Daniela se destacou desde o início. Em seu primeiro ano, escreveu um artigo científico sobre os direitos dos povos indígenas, inspirado pelo professor Carlos Marés, quem despertou seu interesse por Direitos Humanos. Além disso, ela representou o Centro Universitário na Jessup International Law Moot Court Competition, uma competição de Direito Internacional, primeiro como competidora e depois como advisor (mentora) nos dois próximos anos, enquanto estagiária docente de Direito, ganhando experiência e reconhecimento.

“Eu fui para a Competição de Washington, mas como observadora, e penso que a oportunidade de ter participado nesse evento, mesmo como observadora, depois me proporcionou um estágio na Comissão Interamericana, que foi muito legal”, conta Daniela.

Após se formar, em 2018, Daniela foi estagiária docente na Toledo Prudente, onde conheceu Tatiana Shirasaki, uma ex-aluna que a incentivou a aplicar para um mestrado na Universidade de Wisconsin, em Madison. Mesmo enfrentando a pandemia durante seus estudos, Daniela conseguiu completar seu mestrado em Direito, focando seus estudos em direitos humanos.

Depois de sua formação nos Estados Unidos e de passar na prova da OAB de Wisconsin (Wisconsin Bar Association), Daniela voltou ao Brasil e começou a trabalhar na Operação Acolhida na cidade de Pacaraima, fronteira entre Roraima e Venezuela. Ela atuou em um abrigo para refugiados e imigrantes indígenas, enfrentando desafios diários, mas encontrando um profundo senso de propósito e pertencimento.

“Era uma coisa que eu tinha muito interesse, o mestrado tinha currículo livre, então eu construí o meu mestrado no currículo de Direitos Humanos, assim, já querendo trabalhar com povos indígenas. Coincidentemente, também trabalhei com migração. Quando vi, estava junto dos Warao e tudo fez muito sentido. Eu aprendi muito com eles. Eu fui desmotivada por muitas vezes porque eu acho que é uma coisa muito específica, né? É uma coisa que nem todo mundo vê”, destaca Daniela.

Daniela sente que encontrou seu lugar no mundo ao trabalhar diretamente com as comunidades indígenas em Roraima. Seu trabalho envolve garantir direitos, assessorar juridicamente organizações parceiras e oferecer orientação jurídica, tarefas que ela realiza com paixão e dedicação. Ela planeja continuar sua missão, fortalecendo a defesa dos direitos humanos e expandindo suas iniciativas na região.

“Acho que encontrei o meu lugar. A galera fala muito assim, ah, mas Roraima é muito distante, mas assim, vocês que estão distantes de Roraima”, comenta a egressa.

A trajetória de Daniela Nakano é um exemplo inspirador de como a educação e o comprometimento social podem transformar vidas. Seu trabalho incansável na Amazônia mostra a importância de profissionais dedicados em áreas vulneráveis e ressalta o impacto positivo que uma formação sólida e uma vocação verdadeira podem ter no mundo.