Aluno de Direito estagiará na Comissão Interamericana de Direitos Humanos

29 | 07 | 2024
Paulo Sereguetti

Vivendo as melhores experiências que a graduação pode proporcionar, esse é Lucas Gonçalves, alunos do décimo termo de Direito da Toledo Prudente. A notícia mais recente é a sua aprovação para o programa de estágios da Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

Lucas foi aprovado e vai atuar na Seção de Casos da Comissão Interamericana trabalhando com os informes de mérito dos casos que tramitam no Sistema Interamericano de Direitos Humanos.

Entre os critérios de avaliação a qual Lucas foi submetido estava o preenchimento de formulários, ter médias elevadas, dominar dois dos quatro idiomas oficiais da OEA (Organização dos Estados Americanos), enviar o currículo e uma carta de apresentação.

SOBRE O PROGRAMA

A Comissão Interamericana conta com um programa de estágios que é administrado em conjunto com o Programa de Estágios da OEA e oferece a oportunidade a jovens estudantes ou recém-formados, provenientes dos Estados Membros da OEA, de conhecer e trabalhar na Comissão Interamericana na aplicação dos mecanismos de proteção e promoção que oferece o Sistema Interamericano de Direitos Humanos. Um dos benefícios deste programa é que, posteriormente, o conhecimento adquirido durante o estágio é aplicado no país de origem do estagiário.

Durante o estágio, os participantes têm a oportunidade de trabalhar junto aos profissionais e funcionários da Secretaria Executiva nas diversas atividades desenvolvidas pela CIDH. As tarefas específicas são atribuídas pela Secretaria Executiva. O programa conta com três sessões a cada ano com datas estabelecidas.

SOBRE O LUCAS

Esse não foi o único feito de Lucas Gonçalves, isso porque ao longo do curso de Direito da Toledo Prudente, ele pode aproveitar ao máximo as oportunidades para desenvolver habilidades e competências.

Confira alguns dos seus feitos:

1. Melhor Orador da IV Competição Jurídica de Direitos Humanos da Toledo Prudente;

2. Membro da equipe premiada com a titulação de 2º Melhor Ponencia da V Jornada Internacional de Inovação Docente em ponencias estudantis da Universidade De Valência, na Espanha;

3. Pesquisador do Centro De Estudos e Pesquisas em Direito Internacional da UERJ (Universidade do Estado do Rio De Janeiro);

4. Participante da equipe que representou a Toledo Prudente no II Concurso Internacional Junior De Justiça Constitucional, em Bogotá;

5. Participante da equipe que representou a Toledo Prudente no 13º Congresso Internacional de Direito Processual Constitucional, na Universidade La Gran Colômbia;

6. Monitor do Grupo de Competições do Sistema Interamericano de Direitos Humanos;

7. Terceira Colocação Geral e Segundo Melhor Orador na 28th Iamoot Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, sediada em Washington D.C;

8. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPQ;

9. Membro da Extensão “Nexo Governamental XI de Agosto”, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP);

10. Coach da equipe que representou a Toledo Prudente na VIII Pré-Moot de Direitos Humanos, que ocorreu em Curitiba, Paraná;

11. Expositor do amicus curiae apresentado pela Toledo Prudente na Solicitação de Opinião Consultiva nº 32 da Corte Interamericana de Direitos Humanos, cuja audiência pública ocorreu em Manaus, Amazônia.