Aluno de Direito da Toledo Prudente é selecionado para estágio na Comissão Interamericana de Direitos Humanos

18 | 09 | 2024

Conquistar experiências incríveis durante a faculdade é o objetivo de muitos universitários. Com certeza, o estudante do curso de Direito da Toledo Prudente, Lucas de Souza Gonçalves, terá um up no seu currículo. O aluno foi selecionado para estagiar no programa de estágios da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), em parceria com a Organização dos Estados Americanos (OEA).

O programa de estágios oferece a oportunidade a jovens estudantes ou recém-formados, provenientes dos Estados membros da OEA, de conhecer e trabalhar na CIDH, na aplicação dos mecanismos de proteção e promoção oferecidos pelo Sistema Interamericano de Direitos Humanos.

Lucas atua na Seção de Casos da Secretaria Executiva. Ele conta que trabalha nos informes de mérito dos casos que tramitam no Sistema, supervisionado pela advogada brasileira, Marina Rosa. O currículo apresentado pelo aluno da Toledo Prudente o proporcionou a aprovação em dois setores distintos da Secretaria Executiva da CIDH, o que o fez precisar escolher apenas um deles para atuar.

“O estágio se estende até o final de novembro. Eu estarei presencialmente no escritório da Organização dos Estados Americanos, em Washington DC – EUA, em novembro, participando e auxiliando na organização das audiências públicas da CIDH”, explica Lucas.

Seleção

Para conquistar a vaga de estágio, o estudante participou de um competitivo processo seletivo, com mais de 800 inscrições de todo o mundo. “Inicialmente, foi necessário enviar o currículo e uma carta de motivação detalhando as experiências e conhecimentos em Direito Internacional dos Direitos Humanos. Em seguida, houve uma entrevista com os superiores responsáveis e, após isso, foi enviado o resultado e iniciado o processo de institucionalização”, comenta o estudante.

Realização

Tanto para o estudante, quanto para a Toledo Prudente, uma conquista como esta é motivo de comemoração e muito orgulho. Lucas ressalta que ao longo da graduação, estudou assuntos voltados ao Direito Internacional e Direitos Humanos. “Saber que hoje vou atuar em um dos órgãos que sempre foi objeto de minha pesquisa é inacreditável. Ser estagiário de um dos órgãos mais importantes internacionalmente, me proporciona um sentimento inexplicável.

Contribuição

O curso de Direito da Toledo Prudente, em sua excelência, tem a preocupação na formação de um profissional que se destaque, em todas as áreas. A graduação contribui para que, ainda no período do curso, os estudantes tenham oportunidades de estágios e vivências profissionais que farão a diferença na atuação profissional.

“As oportunidades que a Toledo Prudente me proporcionou no campo do Direito Internacional dos Direitos Humanos foram essenciais para chegar até aqui. Os grupos de estudo e pesquisa, as competições, os eventos internacionais e o incentivo dos professores tiveram um grande impacto nessa conquista. A Toledo Prudente esteve ao meu lado em cada momento, e eu não seria o que sou hoje sem ela”, completa Lucas.

Conquistas Lucas

Esse não foi o único feito de Lucas Gonçalves, isso porque ao longo do curso de Direito da Toledo Prudente, ele pode aproveitar ao máximo as oportunidades para desenvolver habilidades e competências.

Confira alguns:

1. Melhor Orador da IV Competição Jurídica de Direitos Humanos da Toledo Prudente;
  2. Membro da equipe premiada com a titulação de 2º Melhor Ponencia da V Jornada Internacional de Inovação Docente em ponencias estudantis da Universidade De Valência, na Espanha;
  3. Pesquisador do Centro De Estudos e Pesquisas em Direito Internacional da UERJ (Universidade do Estado do Rio De Janeiro);
  4. Participante da equipe que representou a Toledo Prudente no II Concurso Internacional Junior De Justiça Constitucional, em Bogotá;
  5. Participante da equipe que representou a Toledo Prudente no 13º Congresso Internacional de Direito Processual Constitucional, na Universidade La Gran Colômbia;
  6. Monitor do Grupo de Competições do Sistema Interamericano de Direitos Humanos;
  7. Terceira Colocação Geral e Segundo Melhor Orador na 28th Iamoot Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, sediada em Washington D.C;
  8. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPQ;
  9. Membro da Extensão “Nexo Governamental XI de Agosto”, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP);
  10. Coach da equipe que representou a Toledo Prudente na VIII Pré-Moot de Direitos Humanos, que ocorreu em Curitiba, Paraná;
  11. Expositor do amicus curiae apresentado pela Toledo Prudente na Solicitação de Opinião Consultiva nº 32 da Corte Interamericana de Direitos Humanos, cuja audiência pública ocorreu em Manaus, Amazônia.