Profissionais da Toledo Prudente realizam ações sobre saúde mental na Penitenciária Feminina

11 | 10 | 2024

Em alusão ao Setembro Amarelo, a Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, subordinada à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste) da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), promoveu uma série de ações voltadas à conscientização sobre a importância da saúde mental.

A campanha, focada tanto nos servidores quanto nas reeducandas, contou com o apoio de profissionais da Toledo Prudente, que conduziram palestras e atividades de acolhimento.

A iniciativa surgiu a partir de um projeto do Centro de Assistência Multidisciplinar (CAM) Toledo, em parceria com a unidade prisional, conforme explicou a assistente social Rafaela Citolino.

“A ideia da palestra surgiu a partir de um projeto do CAM Toledo em parceria com a unidade prisional feminina, diante da necessidade de ofertar condições necessárias para o desenvolvimento das reeducandas”, destacou Rafaela.

Palestras sobre saúde mental e prevenção ao suicídio

Como parte das ações, a assistente social, Rafaela, e a psicóloga Ana Beatriz, realizaram palestras focadas na saúde mental e na prevenção ao suicídio. Segundo Rafaela, a escolha do tema foi estratégica, considerando a relevância de ampliar o debate sobre saúde mental em ambientes como o sistema prisional.

“A temática da palestra foi escolhida considerando a importância em ampliar o debate sobre a saúde mental e a prevenção ao suicídio em ambientes como o sistema prisional”, conta a assistente social.

As atividades, cuidadosamente planejadas, tiveram o objetivo de proporcionar um espaço de acolhimento e conscientização. Durante as palestras, foram discutidos tópicos fundamentais como a importância de cuidar da saúde mental, os fatores de risco e os sinais de alerta para a prevenção do suicídio, sempre promovendo a participação ativa das reeducandas.

“As atividades foram marcadas principalmente pela discussão de pontos fundamentais como a importância da saúde mental, os fatores de risco e sinais de alerta para prevenção ao suicídio, sempre promovendo a participação ativa das reeducandas”, reforçou Rafaela.

Impacto social e compromisso coletivo

A parceria entre a Toledo Prudente, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPESP) e a Penitenciária Feminina de Tupi Paulista já oferece suporte jurídico às reeducandas, e agora expandiu seu alcance para incluir assistência psicológica e social, demonstrando o impacto social que o trabalho da instituição pode gerar.

Rafaela também destacou o valor dessa iniciativa para os profissionais envolvidos e para a instituição como um todo.

“Para nós, essa iniciativa representa um passo significativo em nosso agir profissional. De uma atuação que deve se preocupar de forma integral e ter compromisso com seus usuários. A possibilidade de levar informação e acolhimento a essas pessoas demonstra o impacto social que o trabalho da instituição pode ter. Além disso, essa ação reforça que a prevenção ao suicídio é uma responsabilidade coletiva e que, com apoio adequado, é possível transformar realidades, mesmo em um ambiente tão desafiador como o sistema prisional”, enfatiza Rafaela.