Toledo Prudente valoriza a formação docente com participação no STHEM Brasil 2025

21 | 08 | 2025
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente

Na última segunda-feira (18/08), teve início o Programa de Formação de Professores STHEM Brasil 2025, uma iniciativa que reúne docentes de diversas instituições de ensino superior em um consórcio voltado à inovação acadêmica. A Toledo Prudente, parceira do STHEM há mais de dez anos, mais uma vez marca presença com a participação de seus professores, reafirmando o compromisso institucional com a excelência acadêmica e a atualização constante de sua equipe.

O STHEM Brasil, consórcio que integra instituições de destaque no cenário nacional e internacional, tem como propósito promover a troca de experiências, a capacitação docente e a implementação de metodologias inovadoras em sala de aula. Para a Toledo Prudente, a participação no programa significa não apenas a valorização de seus professores, mas também a oportunidade de multiplicar conhecimentos e práticas pedagógicas que beneficiam toda a comunidade acadêmica.

Este primeiro módulo trouxe como tema “Sinergia Criativa: Humano e IA na Vanguarda da Educação Superior”, conduzido pelo professor Éder Zárate, do Instituto Tecnológico de Monterrey (México). A proposta foi explorar como a inteligência artificial pode potencializar a aprendizagem, ao mesmo tempo em que desafia docentes e estudantes a refletirem sobre seus limites e responsabilidades.

Vozes dos professores da Toledo Prudente

Para o professor de Direito Digital, Américo Magro, que atua em cursos de graduação e pós-graduação, a experiência no STHEM é motivo de honra e também de grande aprendizado:

“A troca de experiências, os projetos e as mentorias especializadas do Consórcio STHEM permitem que conheçamos as melhores práticas e metodologias de ensino no contexto atual de intensa velocidade comunicacional e transformação digital – o que traz vários desafios, mas também muitas oportunidades.”

Ele ressalta que o módulo mostrou, na prática, como ferramentas de inteligência artificial podem auxiliar na construção de aulas mais dinâmicas, mas também levantou alertas sobre os riscos do uso inadequado da tecnologia, como o plágio e a imprecisão de informações.

Já a professora Maria Laura Lopes, de Psicologia, destacou que participar do programa representa uma oportunidade única de crescimento profissional:

“O professor é um formador que está em constante formação. Essa oportunidade oferecida pela Toledo é única nesse sentido: poder melhorar, trazer cada vez mais atualizações para a sala de aula, não apenas no conteúdo, mas na forma de educar e formar nossos alunos de maneira mais ampla.”

A docente ainda complementa que os próximos módulos que participará envolvem neurociência e estratégias para potencializar habilidades dos estudantes. Segundo ela, esses conteúdos contribuirão para tornar as aulas mais dinâmicas, atrativas e alinhadas às demandas dos jovens que ingressam na universidade atualmente.

Multiplicação do conhecimento

Mais do que capacitar individualmente, a participação da Toledo Prudente no STHEM Brasil fortalece a cultura de troca e colaboração entre os professores da instituição.

“Os materiais e conhecimentos fornecidos pelo Programa representam as melhores práticas de ensino, didática e metodologia, a nível nacional e internacional. Nossa expectativa é compartilhar tudo com os colegas, para que cada curso possa se beneficiar de acordo com sua particularidade. É assim que a Toledo Prudente mantém seu caminho de excelência, preparando o aluno da era da inteligência artificial para os desafios de seu tempo”, pontua o professor Américo.

Maria Laura reforça essa visão: “O conhecimento precisa ser socializado. A estratégia da Toledo de criar momentos para que possamos compartilhar aquilo que aprendemos é fundamental. Dessa forma, não só os professores participantes, mas todos nós ganhamos mais embasamento e novas estratégias de ensino.”

Compromisso com a inovação acadêmica

A participação da Toledo Prudente no STHEM Brasil 2025 é mais uma demonstração do investimento constante na formação docente, com impacto direto na qualidade do ensino oferecido. Até o fim do ano, novos módulos e mentorias serão realizados, trazendo ainda mais experiências para os professores e, sobretudo, benefícios para os alunos.