Quando o assunto é oferecer experiências que conectam teoria e prática, não faltam oportunidades para os alunos da Toledo Prudente.
Recentemente, universitários dos cursos de Produção Publicitária e Marketing e Publicidade do Centro Universitário participaram do Projeto de Extensão LEC (Laboratório de Estratégia de Comunicação), orientadores pela professora, Ana Cláudia Germano.
Além de aproximar os acadêmicos ainda mais do mercado de trabalho, a iniciativa integrou diferentes disciplinas e proporcionou que os estudantes atuassem em todas as etapas de construção de uma campanha publicitária real para clientes parceiros da comunidade local.
Durante as atividades do semestre, os estudantes participaram de várias etapas, entre elas:
1. Imersão e Diagnóstico: seleção do cliente, reunião presencial de briefing, análises SWOT, PESTAL e benchmarking.
2. Diretrizes Estratégicas: definição de objetivos SMART, posicionamento, mensagem-chave, PUV e personas.
3. Criação da Campanha: desenvolvimento do conceito criativo (Big Idea), manifesto e defesa estratégica.
4. Execução Criativa: elaboração do Key Visual (KV) e peças de desdobramento.
5. Planejamento de Veiculação: definição de canais, estratégias de mídia, ações de ativação da marca e marketing de influência.
A etapa final foi realizada na Toledo Prudente, onde os grupos tiveram a oportunidade de apresentarem suas campanhas publicitárias aos clientes e aos professores, bem como puderam defender as escolhas estratégicas feitas nas campanhas. O evento contou com presença de uma banca avaliadora formada por profissionais do mercado: Jhony Valentin (diretor de criação e sócio da agência Audi Comunicação), Poliana Possati (jornalista e apresentadora da Jovem Pan) e Ana Claudia Germano (docente da Toledo e sócia da Audi Comunicação).
Na avaliação da banca, os acadêmicos demonstraram domínio de estratégia, criatividade, pesquisa, redação publicitária e total coerência entre diagnóstico e solução proposta.
Segundo a professora Ana Claudia Germano, o projeto foi um importante momento para os alunos vivenciarem, na prática, como funciona o processo de criação de uma campanha publicitária dentro de uma agência.
Maria Eduarda Toschi Pessoa, aluna do projeto, ressaltou como diferencial o trabalho em grupo: “A experiência ao longo do semestre foi enriquecedora, e sei que aprendi e desenvolvi muitas coisas que levarei para a vida acadêmica e profissional.”