Egressos da Toledo Prudente se destacam em concurso para Delegado de Polícia e outras carreiras públicas

06 | 02 | 2026
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente
Assessoria de Comunicação Toledo Prudente

A Toledo Prudente celebra a expressiva conquista de seus egressos no concorrido concurso para Delegado de Polícia, um dos mais exigentes da área jurídica e de segurança pública no país. Ao todo, 16 antigos alunos da instituição foram aprovados, reforçando a tradição da Toledo Prudente na formação de profissionais altamente qualificados para o serviço público.

A maioria dos aprovados encontra-se atualmente na Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo (Acadepol), instituição responsável pela formação, treinamento e capacitação técnica dos policiais civis aprovados em concursos públicos, como delegados, investigadores e escrivães. O curso de formação tem duração média de cinco a sete meses, com disciplinas presenciais que envolvem treinamento de tiro, elaboração de inquéritos e aprofundamento em legislação.

Entre os egressos da Toledo Prudente que estão cursando a Acadepol em São Paulo estão: Bruno Alexandre de Paula Canhetti, Elisandra Cavalcante Colnago, Dara Grazieli Silva, Euler Salati Beraldi, Gustavo Endres Almeida, Ingridy Jessica Gomes de Oliveira, João Vitor Villar Raposo, Lais Cantiero, Leonardo Magalhães Andrade, Marcela Mitiura Vitale, Márcia Cortez Chanquini e Sylvia Emboaba Costa.

Um dos aprovados que seguiu caminho diferente foi Gabriel Queiroz Buarraj Miguel, que assumiu o cargo de delegado de polícia no Estado de Santa Catarina, estando lotado na ilha de São Francisco do Sul, próxima a Joinville. Aos 29 anos, Gabriel destaca que sua escolha levou em conta análises estruturais, de carreira e também aspectos econômicos.

Filho do delegado Dr. Roberto Miguel, chefe da DISE de Presidente Venceslau, unidade especializada da Polícia Civil responsável por investigações de tráfico de drogas, inclusive no sistema prisional, Gabriel conta que a trajetória do pai foi uma inspiração decisiva. “Quando tive a oportunidade de estagiar no Fórum de Venceslau, pude me deparar com os inquéritos feitos pelo meu pai. Aprendi muito com os processos, com os promotores, funcionários e também com o juiz”, relembra.

Atuando em uma delegacia localizada no litoral catarinense, Gabriel afirma que o volume de trabalho é elevado, especialmente em razão do turismo e do movimento portuário, mas ressalta estar satisfeito. “A estrutura policial de Santa Catarina é excelente e contribui muito para o desenvolvimento do trabalho”, afirma.

Além das aprovações para a carreira de delegado, outros egressos da Toledo Prudente também se destacaram em importantes concursos públicos. Miguel Coca Gimenez e Danilo Del Massa Santos optaram pelos cargos de analistas do Ministério Público do Estado de São Paulo e já atuam na cidade de Assis, além de estarem em fases finais de outros certames. Já Andressa Veneno Furlan foi aprovada no concurso para escrevente da Justiça Federal, com lotação em Andradina, motivo pelo qual optou por seguir essa carreira, abrindo mão da função de delegada de polícia.

As conquistas reforçam o compromisso da Toledo Prudente com a excelência acadêmica e com a formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios das carreiras públicas, contribuindo de forma efetiva para a sociedade.