X

5 Anos

Diurno / Noturno

50 vagas por periodo

Por:
R$ 1495,00


Sobre o curso

curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente forma profissionais com sólido conhecimento na área, dinâmicos e inovadores para atender as necessidades do mercado de trabalho.

No decorrer dos 10 semestres, os alunos são capacitados a traduzir e compreender necessidades humanas em relação a concepção, organização, projetos e construção de espaços urbanos,edificação, paisagismo, além da conservação e valorização do patrimônio histórico, cultural e arquitetônico a e proteção do meio ambiente.

O arquiteto urbanista formado pela Toledo Prudente Centro Universitário terá perfil generalista e estará apto para tomar decisões de forma crítica, além de estar capacitado para apresentar soluções eficazes para situações reais a partir dos conhecimentos adquiridos ainda no contexto da universidade.

Isso porque durante a faculdade de Arquitetura e Urbanismo, participará ativamente de atividades utilizando metodologias ativas, seminários, workshops, estudos de casos, exposições de trabalhos práticos, conferências, painéis, dinâmicas em grupo, além de viagens e visitas monitoradas, integrando teoria e prática.

Mercado de Trabalho

Fique tranquilo! Há muitas oportunidades para você!

A última pesquisa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), datada de 2017, verificou que a Região Administrativa de Presidente Prudente detém apenas 1,4% de bacharéis em Arquitetura e Urbanismo do Estado de São Paulo.

Mas, o que isso significa?

Trata-se de uma ótima notícia para você que pensa em cursar Arquitetura e Urbanismo e ainda continuar morando na região, pois segundo esse levantamento, existem poucos arquitetos urbanistas trabalhando nessa localidade. Mas, se pretende atuar em outras localidades, anime-se, pois, as oportunidades para arquitetos urbanistas aumentam a cada dia.

Onde o arquiteto urbanista pode atuar?

Ao concluir o bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, o profissional poderá de forma empreendedora abrir o seu próprio negócio, atuar como um profissional autônomo em diversos projetos arquitetônicos e urbanísticos, ser contratado por uma empresa, seja ela pública ou privada ou ainda se dedicar aos diversos concursos oferecidos para atuação na área

Diferenciais da Toledo Prudente

Os laboratórios fazem a diferença. São mais de 20 amplos espaços equipados com tecnologia de ponta para práticas de projetos, física, materiais de construção civil, luminotécnica, hidráulica, desenho, inovação, informática e outros para a promoção do ensino de forma diferenciada e inovadora.

Além disso, na faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente, assim como em todos os outros cursos da instituição de ensino superior, o aluno não é mero espectador, pois participa ativamente de projetos práticos e de relevância para a comunidade, como a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana dos municípios de Martinópolis e Teodoro Sampaio e Plano de Resíduos Sólidos de Caiabú.

O projeto em parceria com as prefeituras objetiva fazer o levantamento dos principais problemas das cidades mencionadas e, diante das informações coletadas, elaborar uma proposta para solução dos problemas diagnosticados.

Além disso, os alunos participam de projetos práticos como o estudo e a viabilização de um parque infantil adaptado para o Núcleo Tthere de Presidente Prudente, a intervenção artística por meio de projetos arquitetônicos na linha de trem em Presidente Prudente e a reforma da Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos de Prudente. 

Você curte atividades práticas?

Faz parte do cronograma da matriz curricular ou ainda popularmente conhecida como grade curricular de Arquitetura e Urbanismo, visitas monitoradas em espaços internos e externos, obras, monumentos, exposições e outros com objetivo de visualizar projetos, estilos e até erros arquitetônicos.

E que tal viajar e ainda aprender na prática Arquitetura e Urbanismo? Anualmente, o curso organiza roteiros turísticos aplicados ao conhecimento arquitetônico e acompanhados por seus professores, os alunos realizam visitas em locais como São Paulo, cidades históricas de Minas Gerais, Brasília e Curitiba, além de outras cidades para analisar, contemplar e estudar a arquitetura local.

graduação em Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente oferece ainda ao aluno oportunidades de participar de projetos de extensão, internacionalização por meio de intercâmbios e outras ações que refletem as necessidades reais do mercado atual.

Perfil

bacharel em Arquitetura e Urbanismo deve ter visão ampla da área, ser inovador, crítico, criativo e acima de tudo, ser organizado.

Ele também deverá gostar de desenhos arquitetônicos, ter facilidade com a matemática e gostar de lidar com pessoas.

O que faz um arquiteto urbanista?

Esse profissional será responsável pelo projeto, acompanhamento e execução de edificações, conjuntos arquitetônicos e monumentos, arquitetura paisagística e de interiores, além de planejamento urbano, físico, local e regional.

Em sua rotina de trabalho, elabora orçamentos, trabalha com padronização, mensuração e o controle de qualidade; acompanha instalação, montagem, operação, reparo e manutenção nas obras.

Em seus projetos, o arquiteto urbanista será responsável pelas questões específicas de estética, conforto, funcionalidade, materialidade, abordagens plásticas e artísticas, urbanização e moradia, todas elas ligadas às atividades e necessidades do ser humano.

É de extrema importância a atuação do arquiteto urbanista na sociedade, já que uma de suas principais atividades é a promoção de espaços qualificados para atender as necessidades e anseios dos seres humanos.

Últimas notícias

últimas blog

  • Os espaços públicos e os futuros arquitetos

    Pensar nos espaços públicos representa um dos maiores desafios para os futuros profissionais de arquitetura e urbanismo...


  • Arquitetura Limpa: Você sabe o que é?

    Neste mês, a revista Móbile, distribuída pelo Conselho de Arquitetura, publicou uma matéria que interessa a todos nós e que trata da Arquitetura Limpa...


  • Arquitetura é a música petrificada

    Certa vez o escritor Johann Wolfgang von Goethe disse que Arquitetura é a música congelada. De maneira poética o escritor nos mostra que assim como a música que aguça nossos sentidos a arquitetura tem esse mesmo poder...


Ver todas
Disciplinas Termo C / H
Ateliê Integrado I - Abrigo Emergencial 1 60
Desenho Arquitetônico e Universal 1 60
Ferramentas Computacionais 1 60
Projeto I - Canteiro de Obras e Materiais de Construção Civil 1 60
Trilhas TIE I 1 90
Ambiente e Sociedade 2 60
Ateliê Integrado II - Equipamento Urbano 2 60
Maquetes Virtuais 2 60
Meios de Expressão e Representação 2 60
Trilhas TIE II 2 90
Ateliê Integrado III - Habitação Unifamiliar 3 60
Eletiva I 3 60
Estética e História da Arte I 3 30
Projeto Design I (Residencial) 3 90
Teoria e História da Arquitetura, do Design e Mobiliário I 3 30
Trilhas TIE III 3 90
Ateliê Integrado IV - Habitação Multifamiliar 4 60
Eletiva II 4 60
Estética e História da Arte II 4 30
Projeto Design II (Comercial) 4 105
Projeto II - Sistemas Estruturais e Tecnologia das Construções 4 60
Teoria e História da Arquitetura, do Design e Mobiliário II 4 30
Ateliê Integrado V - Equipamento Comunitário 5 60
Eletiva III 5 60
Ergonomia e Acessibilidade 5 30
Estética e História da Arte III 5 30
Modelos e Maquetes 5 30
Projeto Design III (Serviços) 5 105
Teoria e História da Arquitetura, do Design e Mobiliário III 5 30
Ateliê Integrado VI - Loteamento Urbano 6 60
Eletiva IV 6 60
Estética e História da Arte IV 6 30
Materiais de Construção Civil - Revestimentos e Acabamentos 6 60
Teoria e História da Arquitetura, do Design e Mobiliário IV 6 30
Topografia e Geodésia 6 60
Ateliê Integrado VII - Técnicas Retrospectivas 7 60
Eletiva V 7 60
História das Cidades e Infraestrutura Urbana 7 60
Multimeios 7 60
Patrimônio Cultural 7 60
Ateliê Integrado VIII - Parque Urbano 8 60
Conforto Ambiental: Térmico e Luminoso 8 60
Eletiva VI 8 60
Luminotécnica 8 60
Metodologia Científica e Tecnológica 8 60
Ateliê Integrado IX - Edíficio Vertical 9 60
Conforto Ambiental: Acústico 9 60
Estágio Supervisionado I 9 165
Instalações Prediais 9 60
Trabalho de Curso I 9 60
Ateliê Integrado X - Planos Urbanos e Regionais 10 60
Estágio Supervisionado II 10 165
Geoprocessamento 10 60
Políticas Públicas e Projetos Urbanos 10 60
Trabalho de Curso II 10 60
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS(*) 30

(*) LIBRAS: Decreto nº 5626, de 22/12/2005. Disciplina optativa para turmas de, no mínimo, 30 alunos.

* Sujeito a alteração

NOTURNO
  1ª Aula
19h00
2ª Aula
19h50
3ª Aula
21h00
4ª Aula
21h50
2ª feira Ateliê Integrado I - Abrigo Emergencial Ateliê Integrado I - Abrigo Emergencial Ateliê Integrado I - Abrigo Emergencial Ateliê Integrado I - Abrigo Emergencial
3ª feira Ferramentas Computacionais Ferramentas Computacionais Ferramentas Computacionais Ferramentas Computacionais
4ª feira Desenho Arquitetônico e Universal Desenho Arquitetônico e Universal Desenho Arquitetônico e Universal Desenho Arquitetônico e Universal
5ª feira Projeto I - Canteiro de Obras e Materiais de Construção Civil Projeto I - Canteiro de Obras e Materiais de Construção Civil Projeto I - Canteiro de Obras e Materiais de Construção Civil Projeto I - Canteiro de Obras e Materiais de Construção Civil
6ª feira Trilhas TIE I Trilhas TIE I Trilhas TIE I Trilhas TIE I

Júlia Fernandes Guimarães Pereira

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2017). MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2013). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista (2009). Possui experiência como Arquiteta e docente. Atualmente é professora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Toledo Prudente Centro Universitário.

Horário

de atendimento

agende um horário

  SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA
Manhã 09h00 - 11h00 - 09h00 - 12h00 09h00 - 12h00 -
Tarde 13h00 - 18h00 14h00 - 19h00 13h00 - 19h00 13h00 - 19h00 -
Noite - - - - -

Sistema de Avaliação de Aprendizagem

Frequência escolar
É condição para aprovação do aluno, a sua presença a pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e às demais atividades programadas. É vedado ao aluno o abono de faltas, salvo nos casos previstos em lei.
 
Aproveitamento escolar
O aproveitamento do aluno, no semestre, será aferido por meio de uma prova, individual e escrita,  expressa em nota com grau numérico variando de zero a sete mais a pontuação referente a outras atividades, a critério do professor,  valendo de zero a três, perfazendo um total de dez pontos, ou seja,  
Prova de 0 a 7,0 + atividades (0 a 3)
 
Critério de aprovação
Será aprovado o aluno que obtiver aproveitamento (nota da prova+atividades), no semestre,  igual ou superior a 7,0 (sete) e freqüência mínima de 75%. 
 
OBS:1) É promovido ao termo seguinte o aluno aprovado em todas as disciplinas cursadas, admitindo-se ainda a promoção com dependências.   
         2) Caso o aluno não atinja a nota 7,0 (sete) , no semestre, deverá se submeter a exame final conforme segue:
 
Exame final
O aproveitamento do exame final será expresso em nota com grau numérico variando de zero a dez.
O aluno com freqüência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) e com nota de aproveitamento, no semestre, entre 3,0 e 6,99,  deve submeter-se a exame final. A nota mínima para aprovação no exame será  a média 5,0 (cinco), resultante da média aritmética entre o aproveitamento do semestre (nota da prova +atividades) e o exame final, considerada a média de aproveitamento final.
 
Aluno aprovado
Exemplo: Nota da prova+ atividades,  no semestre= 6,0 (seis) 
                 Nota do exame final                               = 4,0 (quatro)
                 Total                                                       =10,0 : 2= média 5,0 (cinco) 
 
Média final = 5,0 (aprovado com a média mínima) 
 
Critério de reprovação
1) Independentemente dos resultados obtidos pelo seu desempenho, será considerado reprovado na disciplina o aluno que não tiver comparecido a pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades.
 
2) Será considerado reprovado o aluno que obtiver aproveitamento (nota da prova + atividade), no semestre,  inferior a 3,0 (três).
 
3) Será considerado reprovado o aluno que, tendo realizado o exame final, não conseguir média cinco, nota mínima exigida para aprovação com exame final.
Exemplo: Nota da prova + atividades, no semestre = 6,0  (seis)
                 Nota do exame final                                 = 2,0   (dois)
                 Total                                                          = 8,0 : 2= 4,0 (quatro)                   
 
Aluno reprovado: Média final = 4,0 (não obteve média final mínima de 5,0, após a realização do exame final).
 
Prova repositiva
Ao aluno que deixar de comparecer a prova (0-7,0), é permitida a realização de uma prova repositiva de cada disciplina, por semestre, valendo de zero a 7,0 (sete),  desde que requerida dentro do prazo de 5 (cinco) dias úteis antes da sua realização, que ocorrerá ao final de cada  semestre letivo. A nota obtida nas atividades  (0-3,0) deverá ser somada nesse momento. 

 

APRESENTAÇÃO

De acordo com o Art. 1º da RESOLUÇÃO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA Nº 02 DE 28 DE JUNHO DE 2017:

 

Compreende-se como atividade complementar dos cursos de graduação do CENTRO UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO DE PRESIDENTE PRUDENTE, toda e qualquer atividade não incluída nas práticas pedagógicas previstas no desenvolvimento regular das disciplinas da matriz curricular do curso, desde que adequadas à formação acadêmica e ao aprimoramento pessoal e profissional do futuro formando. 

 

 

Estão sujeitos ao cumprimento das Atividades Complementares todos os discentes, devidamente matriculados, como condição para a obtenção de aprovação final no curso e colação de grau. (RESOLUÇÃO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA Nº 02 DE 28 DE JUNHO DE 2017, art. 7º). Cada curso estabelece uma carga horária mínima a ser acrescentada à carga horária sub-total, conforme o quadro a seguir:

 

Curso

Carga horária

Administração

300h

Arquitetura e Urbanismo

180h

Ciências Contábeis

300h

Direito

280h

Economia

180h

Engenharia Civil

180h

Engenharia de Produção

180h

Gestão Financeira

100h

Marketing

100h

Serviço Social

240h

Sistemas de Informação

300h

 

As atividades Complementares deverão ser realizadas nas seguintes modalidades:

• Ensino;

• Pesquisa;

• Extensão.

 

Somente são objeto de pontuação as atividades constantes nos itens apresentados na Tabela de Atividades Complementares. Para obter informações mais específicas, consulte a tabela de seu curso:

 

Administração;

Arquitetura e Urbanismo;

Ciências Contábeis;

Direito;

Economia;

Engenharia Civil;

Engenharia de Produção;

Gestão Financeira;

Marketing;

Serviço Social;

Sistema de Informação.

 

Não serão computadas as atividades realizadas em período anterior ao início das aulas do 1º termo do curso de graduação, bem como aquelas cumpridas no período em que o aluno estiver com sua matrícula trancada, ou inativo por qualquer outra razão. (RESOLUÇÃO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA Nº 02 DE 28 DE JUNHO DE 2017, art. 14º).

 

O atendimento aos alunos para consulta e esclarecimento de dúvidas será:

 

 

  • Às segundas, terças e quartas-feiras, das 08h às 12h e das 13h às 17h (c/ Mariana Custódio);
  • Às quintas-feiras, das 08h às 13h (c/ Mariana Custódio);
  • Às sextas-feiras, das 12h30 às 16h30 e das 17h30 às 21h30 (c/ Mariana Custódio);
  • Aos sábados, das 09h às 12h (c/ Mariana Custódio).
  • De segunda à sexta-feira: das 18h00 às 22h00 (c/ Fernanda Oliveira – Secretária de Coordenação de Cursos).

 

 

Fone: (18) 3901-4000/(18) 99693-8222  – Ramais: 3989 (segunda e quinta-feira: ramal 3935 ) - Mariana Custódio ou 3916 - Fernanda Oliveira

e-mail: pos.analista@toledoprudente.edu.br

Coordenadora de Atividades Complementares: Mariana Custódio

Autorização: Resolução Conselho Superior de Administração - CSA nº 05/2014, de 09/10/2014 – aprova criação de novos Cursos de Graduação

Reconhecimento: Portaria nº 459, de 09 de outubro de 2019 – publicado no D. O. 10/10/2019

Renovação de Reconhecimento: Portaria nº 109, de 04 de fevereiro de 2021 - publicado no D. O. 05/02/2021

Depoimentos Alunos

Tenho interesse