X

4 Anos

Noturno

50 vagas

Por:
R$ 1128,00


Sobre o curso

Você sabe o que são Ciências Contábeis?

Em poucas palavras, é a área que gerencia o patrimônio de uma empresa, por meio de seus registros e do controle das receitas, despesas e lucros.

O curso de graduação em Ciências Contábeis visa formar profissionais de nível superior capacitados em planejamento, organização, supervisão, assessoria, análise, interpretação e revisão de dados de natureza econômica, financeira e contábil.

A graduação formará profissionais de Ciências Contábeis com perfil gerencial e não apenas operacional. Em outras palavras, o bacharel formado em Ciências Contábeis na Toledo Prudente Centro Universitário será capacitado para atuar como gestor de patrimônio e consultor de organizações. Deve-se ressaltar que a função do contador não se restringe à execução de débitos e créditos, mas abrange também questões de gestão empresarial e tomada de decisão.

No decorrer dos 8 semestres, os alunos participarão de atividades acadêmicas como seminários, conferências, simpósios, visitas monitoradas, mesas de debates, jornadas técnicas, interação com a comunidade por meio dos projetos de pesquisa e extensão, bem como estágios supervisionados. No ensino, terão uma formação profissional voltada para o estudo voltado à busca de soluções, integração da teoria à prática profissional e conteúdos trabalhados em forma de estudo de casos, dentre outros.

Os alunos de Ciências Contábeis da Toledo Prudente participam ainda de Projetos na Empresa Júnior Toledo, realizando trabalhos de consultoria e assessoria empresarial na área de custos e organização de empresas, pesquisa de preços e composição do Índice de Preços Toledo (IPT), uma referência na comunidade regional.

Além disso, o curso de Ciências Contábeis oferece anualmente o Projeto “Tire suas dúvidas sobre o Imposto de Renda” em parceria com o Poupatempo de Presidente Prudente. O objetivo é oferecer informações necessárias à população local e regional, em relação ao preenchimento, declaração e entrega do Imposto de Renda – Pessoa Física.

Mercado de Trabalho

Você sabia que todo empreendimento, seja ele público ou privado, independentemente se é de pequeno, médio ou grande porte, necessita de um profissional da área contábil para gerir questões financeiras, tributárias, econômicas e patrimoniais?

O contador profissional poderá atuar de forma empreendedora, abrindo seu próprio escritório de contabilidade, atuando de forma autônoma como consultor na prestação de orientações e assessoria para empresas e profissionais ou ainda fazer carreira pública, despontando em processos seletivos para ingresso de fiscais de renda, auditor fiscal, e outros.

O mercado para o contador profissional tem se mantido aquecido desde o ano de 2010, quando o Brasil passou a adotar as Normas Internacionais de Contabilidade.

Além disso, a necessidade do envio de informações para a Receita Federal por meio digital, a complexa matriz tributária brasileira e a falta de especialistas qualificados na área, elevam cada vez mais a necessidade de um profissional especializado para a realização destas atividades, que competem exclusivamente ao contador.

Ainda, os setores de controladoria e de auditoria ganham importância no atual cenário econômico pela necessidade de planejamento voltado ao crescimento das organizações, sejam elas públicas ou privadas com objetivo de reduzir riscos e fraudes.

Diferenciais da Toledo Prudente

As novas metodologias de ensino são realidade no curso de Ciências Contábeis da Toledo Prudente. Aqui, o aluno coloca a ‘mão na massa’, antes mesmo da conclusão do ensino superior.

Os estudantes da Toledo Prudente participam de projetos integradores de prática contábil, possibilitando conhecimento e vivência da realidade do mercado atual, complementando o ensino tido em sala de aula.

Entre os projetos práticos, a construção de aplicativos, e-books e sistemas com objetivo de propor soluções tecnológicas para a prática contábil, orientações aos microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas sobre questões relacionadas a abertura e legalização de negócios, além de outras

questões contábeis.

O alto índice de aprovação no Exame de Suficiência para Contadores é um dos diferenciais do curso na Toledo Prudente.

Isso porque a matriz curricular ou conhecida ainda por muitos como grade curricular de Ciências Contábeis da Toledo Prudente está alinhada com o que o mercado de contabilidade em seu cenário atual exige do profissional.

Os alunos de Ciências Contábeis da Toledo Prudente refletem de forma significativa a cada edição a qualidade e a diferenciação vivenciadas todos os dias nos bancos acadêmicos do Centro Universitário.

Esses e outros resultados e diferenciais refletem inclusive no desempenho dos alunos do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).

O ENADE avalia o rendimento dos alunos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.

O curso de Ciências Contábeis da Toledo Prudente possui conceito máximo (nota 5) no ENADE.

Esse resultado coloca a faculdade de Ciências Contábeis da Toledo Prudente à frente de grifes como FECAP, PUC-SP, PUC Campinas e Mackenzie.

Perfil

O que faz um contador?

O contador também é conhecido como o ‘médico da organização’, pois, apenas ele poderá avaliar a saúde financeira, tributária, econômica e patrimonial de uma organização.

A ele, cabe transformar as informações estratégicas em dados acessíveis e compreensíveis aos seus usuários, oferecendo suporte a equipe ou ainda ao profissional encarregado das tomadas de decisão.

O profissional contábil não deve, apenas, alavancar o desenvolvimento econômico, mas também estar atento para executar suas funções de forma ética, sustentável e socialmente responsável.

Qual o perfil do contador?

O bacharel em Ciências Contábeis deverá ter senso de responsabilidade e ética, capacidade de discernimento para julgar e tomar decisões diante de diferenciadas situações, pensamento crítico, agilidade de raciocínio, capacidade de gerenciamento de pessoas e consciência para manter-se atualizado às novas tendências do mercado.

Esse profissional deve ainda ter habilidade com números e ótimo relacionamento interpessoal, além de demonstrar interesse em assuntos da área de negócios e do setor empresarial.

Últimas notícias

últimas blog

  • Cursei Ciências Contábeis. Onde poderei atuar?

    Você sabe onde poderá atuar profissionalmente após a conclusão do curso de graduação em Ciências Contábeis?...


  • Quer atuar na área contábil?

    CIÊNCIAS CONTÁBIES – É a única ponte de acesso ao exercício da profissão contábil. Hoje, para o profissional de contabilidade obter o registro no CRC – Conselho Regional de...


  • Ciências Contábeis: O que vou estudar?

    Você sempre teve talento para números, contas e relacionamento com as pessoas? Então você nasceu para Ciências Contábeis. Mas, afinal, o que estudam os alunos desse curso?


Ver todas
Disciplinas Termo C / H
Análise de Cenários Econômicos 1 60
Contabilidade Básica 1 60
Estudos Organizacionais 1 60
Tecnologia nas Organizações 1 60
Trilhas TIE I 1 90
Contabilidade Básica II 2 60
Ética e Transparência Empresarial 2 60
Matemática Financeira 2 60
Sistemas de Informação 2 60
Trilhas TIE II 2 90
Contabilidade Geral I 3 90
Direito Trabalhista e Previdenciário 3 60
Eletiva I 3 60
Estatística e Análise de Dados 3 60
Trilhas TIE III 3 90
Contabilidade Geral II 4 90
Eletiva II 4 60
Finanças Corporativas e Valor 4 60
Laboratório de Departamento Pessoal 4 90
Teoria da Contabilidade 4 60
Avaliação de Desempenho Financeiro e Organizacional 5 60
Contabilidade Avançada I 5 90
Contabilidade e Análise de Custos I 5 60
Eletiva III 5 60
Laboratório de Escrituração Fiscal 5 90
Contabilidade Avançada II 6 90
Contabilidade e Análise de Custos II 6 60
Direito Empresarial e Tributário 6 60
Estratégia de Investimentos e Financiamento 6 60
Laboratório de Legalização de Empresas e Contabilização 6 90
Auditoria Contábil 7 90
Comportamento Organizacional 7 60
Contabilidade Aplicada ao Setor Público I 7 90
Laboratório de Prática Contábil I 7 150
Perícia, Avaliação e Arbitragem 7 90
Análise das Demonstrações Contábeis 8 90
Consultoria Empresarial e Contábil 8 90
Contabilidade Aplicada ao Setor público II 8 90
Contabilidade Gerencial e Controladoria 8 90
Laboratório de Prática Contábil II 8 150
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS(*) 30

(*) LIBRAS: Decreto nº 5626, de 22/12/2005. Disciplina optativa para turmas de, no mínimo, 30 alunos.

* Sujeito a alteração

NOTURNO
  1ª Aula
19h00
2ª Aula
19h50
3ª Aula
21h00
4ª Aula
21h50


Horário

de atendimento

agende um horário

  SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA
Manhã - 10h00 - 12h00 - 09h00 - 12h00 -
Tarde 13h00 - 17h00 14h00 - 17h00 13h00 - 17h00 14h00 - 17h00 -
Noite - - - - -

Sistema de Avaliação de Aprendizagem

Frequência escolar
É condição para aprovação do aluno, a sua presença a pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e às demais atividades programadas. É vedado ao aluno o abono de faltas, salvo nos casos previstos em lei.
 
Aproveitamento escolar
O aproveitamento do aluno, no semestre, será aferido por meio de uma prova, individual e escrita,  expressa em nota com grau numérico variando de zero a sete mais a pontuação referente a outras atividades, a critério do professor,  valendo de zero a três, perfazendo um total de dez pontos, ou seja,  
Prova de 0 a 7,0 + atividades (0 a 3)
 
Critério de aprovação
Será aprovado o aluno que obtiver aproveitamento (nota da prova+atividades), no semestre,  igual ou superior a 7,0 (sete) e freqüência mínima de 75%. 
 
OBS:1) É promovido ao termo seguinte o aluno aprovado em todas as disciplinas cursadas, admitindo-se ainda a promoção com dependências.   
         2) Caso o aluno não atinja a nota 7,0 (sete) , no semestre, deverá se submeter a exame final conforme segue:
 
Exame final
O aproveitamento do exame final será expresso em nota com grau numérico variando de zero a dez.
O aluno com freqüência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) e com nota de aproveitamento, no semestre, entre 3,0 e 6,99,  deve submeter-se a exame final. A nota mínima para aprovação no exame será  a média 5,0 (cinco), resultante da média aritmética entre o aproveitamento do semestre (nota da prova +atividades) e o exame final, considerada a média de aproveitamento final.
 
Aluno aprovado
Exemplo: Nota da prova+ atividades,  no semestre= 6,0 (seis) 
                 Nota do exame final                               = 4,0 (quatro)
                 Total                                                       =10,0 : 2= média 5,0 (cinco) 
 
Média final = 5,0 (aprovado com a média mínima) 
 
Critério de reprovação
1) Independentemente dos resultados obtidos pelo seu desempenho, será considerado reprovado na disciplina o aluno que não tiver comparecido a pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades.
 
2) Será considerado reprovado o aluno que obtiver aproveitamento (nota da prova + atividade), no semestre,  inferior a 3,0 (três).
 
3) Será considerado reprovado o aluno que, tendo realizado o exame final, não conseguir média cinco, nota mínima exigida para aprovação com exame final.
Exemplo: Nota da prova + atividades, no semestre = 6,0  (seis)
                 Nota do exame final                                 = 2,0   (dois)
                 Total                                                          = 8,0 : 2= 4,0 (quatro)                   
 
Aluno reprovado: Média final = 4,0 (não obteve média final mínima de 5,0, após a realização do exame final).
 
Prova repositiva
Ao aluno que deixar de comparecer a prova (0-7,0), é permitida a realização de uma prova repositiva de cada disciplina, por semestre, valendo de zero a 7,0 (sete),  desde que requerida dentro do prazo de 5 (cinco) dias úteis antes da sua realização, que ocorrerá ao final de cada  semestre letivo. A nota obtida nas atividades  (0-3,0) deverá ser somada nesse momento. 

 

APRESENTAÇÃO

De acordo com o Art. 1º da RESOLUÇÃO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA Nº 02 DE 28 DE JUNHO DE 2017:

 

Compreende-se como atividade complementar dos cursos de graduação do CENTRO UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO DE PRESIDENTE PRUDENTE, toda e qualquer atividade não incluída nas práticas pedagógicas previstas no desenvolvimento regular das disciplinas da matriz curricular do curso, desde que adequadas à formação acadêmica e ao aprimoramento pessoal e profissional do futuro formando. 

 

 

Estão sujeitos ao cumprimento das Atividades Complementares todos os discentes, devidamente matriculados, como condição para a obtenção de aprovação final no curso e colação de grau. (RESOLUÇÃO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA Nº 02 DE 28 DE JUNHO DE 2017, art. 7º). Cada curso estabelece uma carga horária mínima a ser acrescentada à carga horária sub-total, conforme o quadro a seguir:

 

Curso

Carga horária

Administração

300h

Arquitetura e Urbanismo

180h

Ciências Contábeis

300h

Direito

280h

Economia

180h

Engenharia Civil

180h

Engenharia de Produção

180h

Gestão Financeira

100h

Marketing

100h

Serviço Social

240h

Sistemas de Informação

300h

 

As atividades Complementares deverão ser realizadas nas seguintes modalidades:

• Ensino;

• Pesquisa;

• Extensão.

 

Somente são objeto de pontuação as atividades constantes nos itens apresentados na Tabela de Atividades Complementares. Para obter informações mais específicas, consulte a tabela de seu curso:

 

Administração;

Arquitetura e Urbanismo;

Ciências Contábeis;

Direito;

Economia;

Engenharia Civil;

Engenharia de Produção;

Gestão Financeira;

Marketing;

Serviço Social;

Sistema de Informação.

 

Não serão computadas as atividades realizadas em período anterior ao início das aulas do 1º termo do curso de graduação, bem como aquelas cumpridas no período em que o aluno estiver com sua matrícula trancada, ou inativo por qualquer outra razão. (RESOLUÇÃO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA Nº 02 DE 28 DE JUNHO DE 2017, art. 14º).

 

O atendimento aos alunos para consulta e esclarecimento de dúvidas será:

 

 

  • Às segundas, terças e quartas-feiras, das 08h às 12h e das 13h às 17h (c/ Mariana Custódio);
  • Às quintas-feiras, das 08h às 13h (c/ Mariana Custódio);
  • Às sextas-feiras, das 12h30 às 16h30 e das 17h30 às 21h30 (c/ Mariana Custódio);
  • Aos sábados, das 09h às 12h (c/ Mariana Custódio).
  • De segunda à sexta-feira: das 18h00 às 22h00 (c/ Fernanda Oliveira – Secretária de Coordenação de Cursos).

 

 

Fone: (18) 3901-4000/(18) 99693-8222  – Ramais: 3989 (segunda e quinta-feira: ramal 3935 ) - Mariana Custódio ou 3916 - Fernanda Oliveira

e-mail: pos.analista@toledoprudente.edu.br

Coordenadora de Atividades Complementares: Mariana Custódio

Autorização: Decreto nº 66.508, de 28 de abril de 1970, publicado no D.O.U. de 29 de abril de 1970.
Reconhecimento: Portaria nº 866, de 31 de agosto de 1979, publicada no D.O.U. de 05  de setembro de 1979.
Renovação de Reconhecimento: Portaria Nº 203, de 25 de junho de 2020, publicada no D.O.U de 07 de julho de 2020.
 

Depoimentos Alunos

Tenho interesse