X

4 Anos

Diurno / Noturno

50 vagas

R$ 983,00

(1º termo)
* valor referente a 2020

Sobre o Curso

O curso de Fisioterapia tem uma grade curricular bem interessante e atualizada, que associa conteúdos das Ciências Biológicas e a área da saúde. Ou seja, se prepare para ter muitas aulas sobre anatomia, fisiologia, patologia, histologia, biomecânica, farmacologia, saúde pública, recursos terapêuticos manuais, neurologia, ortopedia e traumatologia e muitas outras. Mas calma, embora esses nomes sejam “feios”, as disciplinas são sensacionais!

Outro diferencial do curso de Fisioterapia, é que logo nos primeiros termos os alunos começam a colocar a mão na massa! Nos estágios supervisionados, os futuros fisioterapeutas têm a possibilidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos. Os estágios podem ser feitos em clínicas, hospitais, centro de reabilitações, do setor público ou privado, e em muitos outros.

Sobre o Profissional

O fisioterapeuta atua prevenindo, diagnosticando e tratando disfunções do organismo humano causadas por acidentes, má-formação genética ou vício de postura. Os tratamentos podem acontecer dentro da água, o calor, o frio e aparelhos especiais. Com os avanços tecnológicos e os estudos científicos, hoje muitas pessoas fazem sessões de fisioterapia e para diversas finalidades, como por exemplo, gestantes, idosos, crianças e pessoas com deficiência física ou mental. E para todos eles, existe grandes contribuições.

Existe também uma variedade de tratamentos que são oferecidos dentro da Fisioterapia, como é o caso da Cinesioterapia (alongamentos e fortalecimento muscular), Crioterapia (feita com o frio, seja compressa de gelo, imersão, varredura), Eletroterapia, Fototerapia, Hidroterapia e muitas outras

Mercado de Trabalho

Um grande diferencial para o fisioterapeuta, é que essa profissão é regulamentada, ou seja, só podem exercer a função pessoas que possuem diploma do curso de graduação e registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito).

Outro fator bem interessante, é que nas últimas décadas as pessoas têm se preocupado em manter um estilo de vida saudável. E o fisioterapeuta é peça chave nesse quesito, pois ele que vem atuar para manter a qualidade de vida das pessoas.

Seja na saúde preventiva, na fisioterapia do trabalho, desportiva ou em qualquer outra área, as vagas para profissionais formados em fisioterapia não param de aumentar.
SOBRE O CURSO
PERFIL DO PROFISSIONAL
MERCADO DE TRABALHO

Últimas notícias

Valores Referentes a 2020

Período Termo Investimento
Diurno/Noturno R$ 983,00
Disciplinas Termo
Anatomia Geral 1
Bases Biológicas 1
Fundamentos de Fisioterapia e Introdução à Prática 1
Projeto Integrador I 1
Saúde Coletiva e Epidemiologia 1
Sociologia e Antropologia 1
Trilhas TIE I 1
Anatomia do Aparelho Locomotor 2
Bioquímica e Noções de Farmacologia 2
Introdução à Fisiologia Humana 2
Patologia Geral 2
Projeto Integrador II 2
Trilhas TIE II 2
Cinesiologia 3
Fisiologia Humana 3
Métodos de Avaliação 3
Projeto Integrador III 3
Prótese, Órtese e Tecnologia Assistiva 3
Trilhas TIE III 3
Cinesioterapia 4
Fisiologia do Exercício e Metabolismo 4
Projeto Integrador IV 4
Recursos Terapêuticos 4
Terapias Manuais 4
Trilhas TIE IV 4
Fisioterapia Cardiovascular 5
Fisioterapia em Saúde Coletiva 5
Fisioterapia em Saúde da Mulher 5
Fisioterapia Musculoesquelética 5
Fisioterapia Respiratória 5
Projeto Integrador V 5
Fisioterapia em Gerontologia e Dermato Funcional 6
Fisioterapia em Hospital Geral e UTI 6
Fisioterapia em Neurologia Adulta e Infantil 6
Fisioterapia em Oncologia e Cuidados Paliativos 6
Pesquisa Científica 6
Projeto Integrador VI 6
Ergonomia e Saúde do Trabalhador 7
Estágio Supervisionado I 7
Psicologia Aplicada 7
Tecnologias Avançadas em Fisioterapia 7
Trabalho de Curso I 7
Administração e Gestão em Fisioterapia 8
Estágio Supervisionado II 8
Primeiros Socorros 8
Tópicos Avançados em Fisioterapia 8
Trabalho de Curso II 8
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS(*)

(*) LIBRAS: Decreto nº 5626, de 22/12/2005. Disciplina optativa para turmas de, no mínimo, 30 alunos.

* Sujeito a alteração

Susimary Trevizan Padulla

Graduada em Fisioterapia pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Presidente Prudente, a professora Susimary possui também Mestrado em Educação e Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. A docente conta com experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia em Hospital Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: Doença Renal Crônica, Hemodiálise, oncologia, fatores de risco em pacientes cardiológicos, pré e pós-operatório em cirurgias torácicas e abdominais. Susimary dedica-se ainda a três áreas de pesquisa: Avaliação e Intervenção em Fisioterapia Cardiorrespiratória, Avaliação e Intervenção Social em Fisioterapia e Saúde Coletiva e Avaliação e intervenção em fisioterapia no sistema neuro-musculoesquelético. A docente possui ainda uma série de artigos científicos e resumos publicados em importantes eventos acadêmicos.

Sistema de Avaliação de Aprendizagem

Frequência escolar
É condição para aprovação do aluno, a sua presença a pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e às demais atividades programadas. É vedado ao aluno o abono de faltas, salvo nos casos previstos em lei.
 
Aproveitamento escolar
O aproveitamento do aluno, no semestre, será aferido por meio de uma prova, individual e escrita,  expressa em nota com grau numérico variando de zero a sete mais a pontuação referente a outras atividades, a critério do professor,  valendo de zero a três, perfazendo um total de dez pontos, ou seja,  
Prova de 0 a 7,0 + atividades (0 a 3)
 
Critério de aprovação
Será aprovado o aluno que obtiver aproveitamento (nota da prova+atividades), no semestre,  igual ou superior a 7,0 (sete) e freqüência mínima de 75%. 
 
OBS:1) É promovido ao termo seguinte o aluno aprovado em todas as disciplinas cursadas, admitindo-se ainda a promoção com dependências.   
         2) Caso o aluno não atinja a nota 7,0 (sete) , no semestre, deverá se submeter a exame final conforme segue:
 
Exame final
O aproveitamento do exame final será expresso em nota com grau numérico variando de zero a dez.
O aluno com freqüência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) e com nota de aproveitamento, no semestre, entre 3,0 e 6,99,  deve submeter-se a exame final. A nota mínima para aprovação no exame será  a média 5,0 (cinco), resultante da média aritmética entre o aproveitamento do semestre (nota da prova +atividades) e o exame final, considerada a média de aproveitamento final.
 
Aluno aprovado
Exemplo: Nota da prova+ atividades,  no semestre= 6,0 (seis) 
                 Nota do exame final                               = 4,0 (quatro)
                 Total                                                       =10,0 : 2= média 5,0 (cinco) 
 
Média final = 5,0 (aprovado com a média mínima) 
 
Critério de reprovação
1) Independentemente dos resultados obtidos pelo seu desempenho, será considerado reprovado na disciplina o aluno que não tiver comparecido a pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades.
 
2) Será considerado reprovado o aluno que obtiver aproveitamento (nota da prova + atividade), no semestre,  inferior a 3,0 (três).
 
3) Será considerado reprovado o aluno que, tendo realizado o exame final, não conseguir média cinco, nota mínima exigida para aprovação com exame final.
Exemplo: Nota da prova + atividades, no semestre = 6,0  (seis)
                 Nota do exame final                                 = 2,0   (dois)
                 Total                                                          = 8,0 : 2= 4,0 (quatro)                   
 
Aluno reprovado: Média final = 4,0 (não obteve média final mínima de 5,0, após a realização do exame final).
 
Prova repositiva
Ao aluno que deixar de comparecer a prova (0-7,0), é permitida a realização de uma prova repositiva de cada disciplina, por semestre, valendo de zero a 7,0 (sete),  desde que requerida dentro do prazo de 5 (cinco) dias úteis antes da sua realização, que ocorrerá ao final de cada  semestre letivo. A nota obtida nas atividades  (0-3,0) deverá ser somada nesse momento. 

Resolução CSA nº 01 de 19 de agosto de 2019