X

2 Anos

Diurno / Noturno

50 vagas

R$ 1.263,00

(1º termo)
* valor referente a 2020

Sobre o Curso

Seja pelas dimensões territoriais ou influências culturais dos povos que constituem o Brasil, estudar Gastronomia hoje é uma excelente oportunidade de fazer uma viagem ao mundo apreciando bons pratos.

O curso de Gastronomia associa conteúdos teóricos a muitas aulas práticas. O curso privilegia muitos conteúdos relacionados a história e preparo de pratos, no entanto, outras disciplinas chamam muito a atenção dos alunos, como por exemplo, Segurança Alimentar, Bioquímica, Psicologia, Direito, Gestão de Pessoas e outras.

Sobre o Profissional

Depois de aprender sobre Administração, Marketing, Gestão de Custos, Gastronomia Hospitalar, Dietas Alternativas, Nutrição e outros conteúdos, o profissional formado no no curso de Gastronomia combinará competências, habilidades técnicas e muita criatividade no preparo dos alimentos.

O cozinheiro profissional poderá se dedicar a criação e montagem de pratos e cardápios exclusivos, atuar em empresas de segmentos variados, como por exemplo, bares, restaurantes, bufês, hospitais, resorts e outros. É possível ainda se dedicar exclusivamente a eventos ou quem sabe empreender no seu próprio negócios. Já imaginou você gerenciando uma padaria artesanal, um restaurante conceituado ou até mesmo mantendo seu food truck?

Mercado de Trabalho

As vagas para o profissional de Gastronomia estão em expansão no país, isso porque o setor gastronômico ganha cada vez mais espaço nas mídias, valorizando e formando uma cultura dos alimentos, sua apresentação e degustação.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB), afirma que os brasileiros gastam um terço da sua renda mensal com refeições fora de casa. Ou seja, é com vocês que eles irão se alimentar!

Outra pesquisa muito importante, realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurante (Abrasel), afirma que o setor gastronômico gera um número expressivo de empregos. São mais de 6 milhões de vagas de trabalho anualmente.
SOBRE O CURSO
PERFIL DO PROFISSIONAL
MERCADO DE TRABALHO

Últimas notícias

Valores Referentes a 2020

Período Termo Investimento
Diurno/Noturno R$ 1.263,00
Disciplinas Termo
Alimentos: tempo e estética 1
Projeto Integrador I 1
Técnicas Básicas de Gastronomia 1
Trilhas TIE I 1
Bebidas e Harmonizações 2
Confeitaria 2
Cozinha Brasileira e seus Biomas 2
Panificação 2
Projeto Integrador II 2
Trilhas TIE II 2
Cozinha Internacional I 3
Gestão A&B e Eventos I 3
Projeto Integrador III 3
Tecnologia dos Alimentos 3
Trilhas TIE III 3
Cozinha Contemporânea e Ecogastronomia 4
Cozinha de Criação 4
Cozinha Internacional II 4
Gestão A&B e Eventos II 4
Projeto Integrador IV 4
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS(*)

(*) LIBRAS: Decreto nº 5626, de 22/12/2005. Disciplina optativa para turmas de, no mínimo, 30 alunos.

* Sujeito a alteração

Ulisses Dias de Souza

Possui graduação em Desenho Industrial e também é formado no curso de Cozinheiro Chef internacional e Sommelier pelo SENAC (SP). Ulisses possui ainda especialização em negócios de alimentação. Tem experiência na área de Educação, como professor de Gastronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Habilidades Básicas de Cozinha, Cozinhas clássicas Italiana e Francesa, Cozinha Europeia, Cozinha do Mediterrâneo, Garde Manger e Cozinha Tailandesa. O professor desenvolve trabalhos de consultoria e treinamento em gastronomia.

Sistema de Avaliação de Aprendizagem

Frequência escolar
É condição para aprovação do aluno, a sua presença a pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e às demais atividades programadas. É vedado ao aluno o abono de faltas, salvo nos casos previstos em lei.
 
Aproveitamento escolar
O aproveitamento do aluno, no semestre, será aferido por meio de uma prova, individual e escrita,  expressa em nota com grau numérico variando de zero a sete mais a pontuação referente a outras atividades, a critério do professor,  valendo de zero a três, perfazendo um total de dez pontos, ou seja,  
Prova de 0 a 7,0 + atividades (0 a 3)
 
Critério de aprovação
Será aprovado o aluno que obtiver aproveitamento (nota da prova+atividades), no semestre,  igual ou superior a 7,0 (sete) e freqüência mínima de 75%. 
 
OBS:1) É promovido ao termo seguinte o aluno aprovado em todas as disciplinas cursadas, admitindo-se ainda a promoção com dependências.   
         2) Caso o aluno não atinja a nota 7,0 (sete) , no semestre, deverá se submeter a exame final conforme segue:
 
Exame final
O aproveitamento do exame final será expresso em nota com grau numérico variando de zero a dez.
O aluno com freqüência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) e com nota de aproveitamento, no semestre, entre 3,0 e 6,99,  deve submeter-se a exame final. A nota mínima para aprovação no exame será  a média 5,0 (cinco), resultante da média aritmética entre o aproveitamento do semestre (nota da prova +atividades) e o exame final, considerada a média de aproveitamento final.
 
Aluno aprovado
Exemplo: Nota da prova+ atividades,  no semestre= 6,0 (seis) 
                 Nota do exame final                               = 4,0 (quatro)
                 Total                                                       =10,0 : 2= média 5,0 (cinco) 
 
Média final = 5,0 (aprovado com a média mínima) 
 
Critério de reprovação
1) Independentemente dos resultados obtidos pelo seu desempenho, será considerado reprovado na disciplina o aluno que não tiver comparecido a pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades.
 
2) Será considerado reprovado o aluno que obtiver aproveitamento (nota da prova + atividade), no semestre,  inferior a 3,0 (três).
 
3) Será considerado reprovado o aluno que, tendo realizado o exame final, não conseguir média cinco, nota mínima exigida para aprovação com exame final.
Exemplo: Nota da prova + atividades, no semestre = 6,0  (seis)
                 Nota do exame final                                 = 2,0   (dois)
                 Total                                                          = 8,0 : 2= 4,0 (quatro)                   
 
Aluno reprovado: Média final = 4,0 (não obteve média final mínima de 5,0, após a realização do exame final).
 
Prova repositiva
Ao aluno que deixar de comparecer a prova (0-7,0), é permitida a realização de uma prova repositiva de cada disciplina, por semestre, valendo de zero a 7,0 (sete),  desde que requerida dentro do prazo de 5 (cinco) dias úteis antes da sua realização, que ocorrerá ao final de cada  semestre letivo. A nota obtida nas atividades  (0-3,0) deverá ser somada nesse momento. 

Resolução CSA nº 01 de 19 de agosto de 2019