Alunos se prepararam para competição jurídica internacional

Após intensa seletiva composta por fases orais e escritas, a Toledo Prudente anuncia os alunos finalistas que representarão a Toledo Prudente

22/02/2016

Após intensa seletiva composta por fases orais e escritas, a Toledo Prudente anuncia os alunos finalistas que representarão a Toledo Prudente em uma competição jurídica internacional.
 
Alexia Domene (9º termo) e Gustavo Borges (5º termo) são os representantes do Melhor Centro Universitário do Brasil na 21ª edição da Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos.
 
Tal evento reúne anualmente estudantes de todo o mundo, apenas de instituições de ensino superior renomadas que tenham sido convidadas. Neste ano, ela acontecerá de 22 a 27 de maio, em Washington/EUA.
 
A aluna selecionada, Alexia Domene conta que sabe da participação da Toledo Prudente nesta competição antes mesmo de seu ingresso na instituição e que no momento de sua matrícula, já desejava tal possibilidade.
 
“Acompanhei as últimas seletivas das edições anteriores e desde então, verificando os resultados e os frutos colhidos por cada um, me motivou ainda mais a estudar, participar dos grupos de estudos e agora, com o objetivo maior de representar com excelência a nossa instituição lá fora”, diz.
 
Já Gustavo Borges diz que será sua primeira viagem internacional. Para ele, essa oportunidade não representa apenas uma importante chance de adquirir conhecimentos, mas trocar informações com outros estudantes e profissionais, além de vivenciar tudo o que puder durante a competição.
 
“E com certeza, a expectativa é a nossa vitória, por isso trabalharemos muito sério nesse nosso objetivo”, promete.
 
João Victor Mendes de Oliveira concluiu a graduação em Direito no ano passado e agora é estagiário docente na Toledo Prudente. Ele acompanhará a dupla na preparação de estudos, revisões e intensivos até a competição.
 
João Victor representou a Toledo Prudente nesta mesma competição em 2012, momento em que obteve o título de melhor orador em português na ocasião.
 
“A partir deste momento, temos encontros semanais, com estudos de casos já julgados pela Corte Interamericana, instrução de escritas nos memoriais, além de treinos para provas orais”, complementa João Victor.
 
Sobre a competição – A Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos é a única e trilíngue (inglês, espanhol e português) estabelecida para treinar estudantes de Direito no uso do sistema legal interamericano como um fórum legítimo para a reparação de violações de direitos humanos. 
 
Desde seu princípio, a competição anual treinou mais de 1000 participantes, estudantes e professores de mais de 100 universidades nas Américas e além. O caso hipotético funciona como a base da competição e trata de temas atualmente debatidos no sistema interamericano. Os estudantes debatem o caso através de um memorial escrito e de argumentos orais apresentados perante especialistas em direitos humanos que atuam como a Corte Interamericana de Direitos Humanos.