Toledo promove bate papo sobre inclusão e deficiência

10/03/2016

Alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Gestão Financeira da Toledo Prudente participaram na noite desta quarta-feira (9) de um colóquio sobre as necessidades especiais requeridas por pessoas com deficiências. O evento faz parte das atividades propostas pelo Núcleo de Direitos Humanos (NDH) e Núcleo de Acessibilidade e Acolhimento (NAAC) inaugurados recentemente.

O objetivo da atividade é inserir o debate sobre a questão das necessidades especiais no âmbito da vida acadêmica, das relações de trabalho e estabelecer relações entre as políticas sociais e as políticas econômicas.

O convidado para o bate papo com os alunos foi Milton Mizukawa, presidente do Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência (Condef).

O professor Wilson de Luces explica que esse bate papo é a primeira etapa de desenvolvimento da metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos (ABP). Os alunos aprendem desenvolvendo projetos e solucionando problemas concretos como instrumento de aprendizagem.

“A partir de agora os alunos desenvolverão uma produção técnica, ou seja, um vídeo de aproximadamente 15 segundos relacionando a questão das necessidades especiais, os direitos sociais e o impacto das políticas econômicas sobre a manutenção e/ou ampliação de direitos”, conta Wilson.

Para Carla Destro, coordenadora do NDH e NAAC da Toledo Prudente a atividade é extremamente importante para conscientizar os alunos das dificuldades encontradas diariamente pelos deficientes. “Colocá-los em contato direto com a realidade facilitará a reflexão e a produção do trabalho. A estratégia facilita a compreensão do conteúdo a ser desenvolvido”, finaliza.