Aluno de Arquitetura e Urbanismo fará intercâmbio na Europa

Estudante do 3º termo estudará por seis meses na Universidade de Coimbra

04/05/2016

Douglas Dionathan Gomes Ferreira (foto 1) cursa o 3º termo de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente e acaba de ser aceito para integrar um programa de Intercâmbio em Coimbra, Portugal. É o primeiro aluno deste curso na Toledo Prudente que fará um intercâmbio por meio do Projeto Toledo no Mundo.

Ele conta que desde que ingressou no curso de graduação, pesquisa sobre oportunidades para participação de extensão e imersões em sua área em diversas localidades no mundo. Foi então que verificou a abertura das inscrições para o Programa de Bolsas Ibero Americanas Santander em parceria com a Toledo Prudente.

Tal projeto concede a universitários de todo o Brasil, a oportunidade de realizar intercâmbio com opções para 10 países da região da Ibero-América: Brasil, Peru, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Portugal, Porto Rico e Uruguai.

O universitário de Rancharia conta que pretende aproveitar ao máximo esta capacitação internacional, não apenas para conhecer outra cultura, outras localidades, mas para absorver tudo o que for possível em relação a área de Arquitetura e Urbanismo na Europa.

“O local é bastante rico em prédios, estruturas diferenciadas e monumentos que aqui no Brasil só vemos nos grandes centros. Quero vivenciar tudo e mais um pouco e quem sabe, trazer todas as novidades vistas para trabalhos e pesquisas acadêmicas aqui na Toledo Prudente”, comenta.

O jovem embarcará no início do 2º semestre, ainda deste ano, sem data definida para a viagem, já que nesta fase dos trâmites do intercâmbio, ele aguarda o aceite da Universidade de Coimbra (foto 2), já emitido virtualmente, em forma de documento oficial que chegará em sua residência via Correios, assim terá maior facilidade para o desenrolar das próximas documentações oficiais.

“E também estou de olho na cotação das passagens aéreas, já que dependendo do dia da semana e período de embarque, o preço varia bastante. Assim, consigo aproveitar melhor o valor da bolsa de estudos obtida por meio deste Programa”, conta.

Estudos - Douglas Dionathan Gomes Ferreira já está inscrito em duas disciplinas do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Coimbra. São elas: Reabilitação e Manutenção de Edifícios e Expressão Plástica e Multimídias.

“Sempre vemos em sala de aula que a Arquitetura é universal, portanto, que oportunidade melhor para aprender, estando em um local diferenciado com ótimos exemplos de projetos arquitetônicos que são referência em todo o mundo? ”, questiona.

Adaptação – O futuro arquiteto conta que desde que aceito pela universidade portuguesa, realiza pesquisas sobre costumes, cultura, gastronomia e outras particularidades da Europa. Segundo eles, sites da internet e até redes virtuais de relacionamento o têm ajudado a conhecer um pouco mais da rotina dos estudantes locais e das adversidades da região.

“Já consegui inclusive fazer algumas amizades com estudantes de outros locais que estão estudando em Coimbra. Assim, consigo ir me ambientalizando e me preparando para esta grande oportunidade não apenas pessoal, mas que agregará e muito minha carreira acadêmica e profissional.

Da Toledo para Coimbra – Dois alunos do curso de Direito da Toledo Prudente também embarcarão para Coimbra no mesmo período que Douglas. Wellington Nunes Franco, do 5º termo e Mariana Notário, do 7º termo.

Eles estão verificando a possibilidade de se hospedarem juntos em alojamentos que são disponibilizados para estudantes em intercâmbio na Universidade de Coimbra.