Simpósio comemora os 80 anos do Serviço Social no Brasil

06/05/2016

Em comemoração aos 80 anos do Serviço Social no Brasil, o curso da Toledo Prudente Centro Universitário irá realizar nos dias 17 e 18 de maio o XIII Simpósio de Serviço Social. O encontro acontece no Salão Nobre a partir das 19h.

Podem participar alunos, profissionais e demais interessados no debate. São esperadas 350 pessoas. Como de costume, o evento é organizado pelos alunos do sétimo termo de Serviço Social da Toledo Prudente.

No primeiro dia, o palestrante convidado é o professor José Fernando Siqueira da Silva que fala sobre os 80 anos do Serviço Social no país. No segundo dia, a palestra terá como tema os desafios na atuação com crianças vítimas de violência sexual. O convidado para a atividade são os psicólogos Lucas Carvalho e Isabela Lemos.

Para a coordenadora do curso, Juliene Aglio Parrão, celebrar os 80 anos do Serviço Social no Brasil é um marco. “Foram inúmeros avanços e conquistas no campo profissional, que precisam ser destacados, comemorados e lembrados”, comenta.

Ainda de acordo com Juliene, a possibilidade que é dada aos alunos de organizar o evento permite que eles vivenciem a prática profissional. “Demonstra o protagonismo, o interesse do aluno na escolha dos temas, especialmente no Serviço Social com a organização de eventos, espaços coletivos para debates”, finaliza a coordenadora.

Serviço: Os interessados devem adquirir os convites com a comissão de formatura do sétimo termo de Serviço Social e com o Diretório Acadêmico XV de Maio.

Sobre a data - No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.