Deflação é mostrada em Presidente Prudente

23/05/2016

A Empresa Júnior da Toledo Prudente Centro Universitário divulga o Índice de Preços Toledo (IPT) realizado em supermercados de Presidente Prudente.

A pesquisa foi realizada em 6 supermercados da cidade de Presidente Prudente no dia 17 de Maio e constatou uma deflação em relação ao mês anterior de 0,26% ou seja, o consumidor que gastava R$ 564,49 para compra da cesta básica do IPT, hoje gasta em média,
R$ 563,00.

O grupo de Higiene Pessoal que compõem a cesta básica apresentou uma deflação de 5,56%, com destaque para o Desodorante Spray (90 – 100ml), com a baixa de 24,80%, e o Creme Dental (90g) com a baixa de 8,40%.

Seguindo a tendência de baixa, os Cereais/Mercearia apresentaram também uma baixa em relação ao mês anterior, de 0,35%, com destaque para o Vinagre, que teve a deflação de 32,70%, e o tomate (kg) com a baixa de 22,33%.

Em contrapartida, o grupo de Artigos de Limpeza apresentou inflação de 9,28%, com destaque para o Sabão em pó (1kg) que apresentou uma alta de 24,87%.

Devido às promoções, variedades e disponibilidade de produtos nos estabelecimentos, alguns produtos apresentaram uma considerável diferença de preços entre os locais pesquisados, como a Batata (Kg) com preços entre R$2,98 e R$6,59, apresentando uma diferença de 121,14%. Também o preço do Frango resfriado inteiro (kg) variou entre R$4,99 e R$8,49, resultando numa diferença de 70,14%.

A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 48%, pois, comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$257,23. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço de cada produto, o total gasto seria de R$173,62 economizando assim o valor de R$83,61.

O IPT mede o comportamento dos preços de alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza da cidade de Presidente Prudente, e registra inflação de 15,64% nos últimos 12 meses.

A pesquisa teve a participação de 4 alunos da Toledo Prudente, são eles: André dos Santos Zeli, Guilherme Henrique Zanelato, Vitor Luan Emídio e Thiago Farina Lima. Os trabalhos foram orientados pela professora Fernanda de Lima Bagli e pelo economista Walter K. Dallari.