Toledo Prudente realiza atividades sobre o Dia do Autismo

28/03/2018

Com o objetivo de conscientizar alunos e a comunidade sobre Autismo-tea (Transtorno do Espectro Autista), a fim de possibilitar uma inclusão familiar, social e educacional mais efetiva, a Extensão, o Núcleo de Acessibilidade e Acolhimento (NAAC), o Núcleo de Direitos Humanos (NDH) da Toledo Prudente Centro Universitário em parceria com a Lumen Et Fides, realizará atividades sobre o tema. O evento faz parte do Ciclo de Palestras Toledo Cidadania.

O Dia Mundial do Autismo, celebrado no dia 02 de abril, é uma data para despertar a conscientização da população sobre o assunto. As ações pretendem informar sobre a importância do atendimento inter e multidisciplinar para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

No primeiro dia, além da caminhada alusiva, que ocorrerá no Parque do Povo de Presidente Prudente, haverá uma palestra com o tema “Autismo: do diagnóstico ao tratamento”, com o Doutor Francisco Baptista Assumpção Junior e logo após uma mesa redonda com o tema “Tea o que posso? O que faço?”, também com a presença da psiquiatra Celeste Corral Tacaci Neves Baptista.

No segundo dia, em dois horários, as palestras “Orientação familiar como lidar com problemas: sono, alimentação e sexualidade” e “Problemas de comportamento”, discutem sobre o assunto com as palestrantes Marli Marques Bonomini e Marcia Pauluci, pedagogas da Associação de Amigos dos Autistas (AMA).

Os alunos da Toledo Prudente e a comunidade em geral estão convidados a participar das atividades. Para os estudantes, as palestras valerão como Atividade Complementar, na modalidade formação para a cidadania, com exceção da caminhada.

Programação:
02/04:
8h – Caminhada Azul
Saída: em frente da pista de skate no Parque do Povo de Presidente Prudente até a TV Fronteira.

19h, no Salão Nobre – Palestra: “Autismo: do diagnóstico ao tratamento”
Palestrante:  Doutor Francisco Baptista Assumpção Junior.

20h, no Salão Nobre - Mesa Redonda:  TEA - o que posso? O que faço?
Participantes: Psiquiatra Celeste Corral Tacaci Neves Baptista e Doutor Francisco Baptista Assumpção Junior.
Para participar da palestra, é preciso levar 1kg de alimento, preferencialmente: leite de caixinha, leite em pó, milho para pipoca, feijão ou bolacha. Os alunos e a comunidade estão convidados a usar uma roupa azul.

03/04:
8h, na Sala de Projeção e 14h, no Cupertino – Palestras:
- “Orientação familiar como lidar com problemas: sono, alimentação e sexualidade”.
- “Problemas de comportamento”.
Palestrantes:  Marli Marques Bonomini e Marcia Pauluci, pedagogas da Associação de Amigos dos Autistas (AMA).