Defensores e Defensoras Populares: Diversidade Sexual

O evento contará com a palestra "Diversidade Sexual", a exposição "Beleza e Diversidade" e o mutirão para troca de nomes

08/05/2018

A Toledo Prudente Centro Universitário, por meio do Núcleo de Direitos Humanos – NDH, sediará o projeto Defensores e Defensoras Populares, da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Serão, no total, 5 palestras com temáticas de Direitos Humanos. Além disso, será realizado na data da primeira atividade, um mutirão para alteração de nome de transexuais que desejam a alteração no registro civil e uma exposição de fotos sobre beleza e diversidade.

A primeira palestra terá como tema “Diversidade Sexual” e ocorrerá no dia 17 de maio, das 17h30 às 20h, no Anfiteatro Dr. José Cupertino D’Arce. O palestrante será o Defensor Público, Rodrigo Augusto Tadeu Martins Leal da Silva, do Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos.

Podem participar cidadãos em geral, representantes de bairro, dos conselhos municipais, membros da sociedade civil organizada e desorganizada, professores, estudantes, demais interessados. É preciso se inscrever por meio do link.

A palestra falará sobre os direitos conquistados pelo grupo LGBT, sobre direito à identidade de gênero, bem como sobre diretrizes para enfrentamento da discriminação. Para os alunos participantes da Toledo Prudente, a carga horária de atividade complementar será computada na modalidade formação para cidadania.

O palestrante, Rodrigo Augusto Tadeu Martins Leal da Silva é Defensor Público com atuação na área criminal. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2012). Pós-Graduado pela IBCCRIM, Curso Gênero, Direitos Humanos e Sistema de Justiça, colaborador do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos. Atualmente coordenador auxiliar do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos.

O objetivo da iniciativa é capacitar os participantes sobre Direitos Humanos para que sejam replicadores junto à comunidade e, assim, torná-los mais fortes para o exercício da cidadania e luta pelos direitos. Além disso, visa aproximar a Defensoria Pública da comunidade para que os trabalhos, cada vez mais, se voltem para a concretização dos direitos e das efetivas necessidades das pessoas hipossuficientes do Município de Presidente Prudente e região.

O mutirão de alteração de nome será feito pela Defensoria e ocorrerá às 17h30. Serão colhidos os nomes e documentos básicos de transexuais que desejam realizar a troca de nome. Posteriormente serão feitos os requerimentos para a retificação do registro civil.

A exposição fotográfica intitulada “Beleza e Diversidade” tem o objetivo de fazer refletir sobre a beleza em um sentido transcendente do aspecto físico e dos padrões. A mostra trará a imagem de 11 pessoas que representam a diversidade humana. 13 artistas estarão envolvidos. São eles: Thyane Brito, Camille Hieda Matsuno, Thomas Aguilera, Fernando Martinez, Roberto Mancuzo, Adriano Kirihara, Jo Padovan, Bruno Fernandes, Claudia Koga, Letícia Macoratti, Laura Dower e a maquiadora Aischa Bueno. “A mostra irá contar histórias de pessoas que, com sua luta, comunicam aos expectadores não só a beleza dos traços físicos, mas da própria essência e personalidade”, comenta a Defensora Pública, Giovana Devito dos Santos Rota, idealizadora da exposição.