Toledo Prudente vivencia transformação digital 4.0

Inovação. Tecnologia. Empreendedorismo. Seja bem vindo ao Toledo 4.0 Prudente!

10/07/2018

Tecnologia. Inovação. Empreendedorismo. Esses são os três pilares do Projeto Toledo 4.0 Prudente.

E por que 4.0?

Ele remete a 4ª Revolução Industrial, que promete mudar o jeito das pessoas pensarem e realizarem suas tarefas.

Uma revolução industrial é marcada por mudanças radicais motivadas por novas tecnologias, tendo desdobramentos nos cenários econômico, social e político.

A chamada Indústria 4.0. impulsionará um conjunto de tecnologias disruptivas como robótica, inteligência artificial, realidade aumentada, big data (análise de volumes massivos de dados), nanotecnologia, impressão 3D e outras que ainda estão por vir.

Mas, o que significa Toledo 4.0 Prudente?

Trata-se de uma fase de transformação digital e mudanças de atitudes na Toledo Prudente Centro Universitário em todas as esferas: acadêmicas, pedagógicas, administrativas e tecnológicas.

“A 4ª Revolução Industrial já está presente em nosso cotidiano. E o momento atual requer um upgrade significativo para que as empresas estejam alinhadas as inúmeras transformações que estamos vivendo. A missão da Toledo Prudente continuará a mesma, porém, a partir de agora trabalharemos fortemente com os pilares do projeto 4.0, pois, acreditamos que sempre é possível reinventar a educação”, explica a reitora Zelly Pennacchi Machado.

Ela acrescenta ainda que os três pilares juntamente com toda a expertise que a Toledo Prudente já possui, guiará a instituição de ensino superior rumo a superação dos atuais desafios da 4ª Revolução Industrial.

Projetos 4.0 – Seja na esfera administrativa ou na acadêmica, diversos projetos já estão sendo desenvolvidos na Toledo Prudente. Por exemplo, a alteração das matrizes dos cursos de Marketing e de Administração, além do uso diário de tecnologias de ponta em todos cursos de graduação da Toledo Prudente Centro Universitário.

No mês de junho, o coordenador do curso de Marketing, Leonardo Lepre representou a Toledo Prudente em mais uma na missão do consórcio STHEM Brasil, na Finlândia.

“Eu volto com um projeto para ser implementado na Toledo Prudente, alinhado ao Projeto Toledo 4.0 Prudente. As mudanças são inúmeras. Nossas atividades desenvolvidas na Finlândia propõem uma transformação na construção dos cursos. E focar sempre no final, ou seja, no chamado currículo por competências”, explica Lepre.

Ainda no primeiro semestre, o Núcleo de Educação a Distância da Toledo Prudente lançou um curso online denominado ‘Como inovar no mundo 4.0 com Design Thinking e Canvas’ cuja programação foi oferecida de forma gratuita e para o segundo semestre. A Toledo Prudente também investiu pesado na concretização do estúdio de gravação e transmissão 4.0 da Toledo Prudente, o que permitirá o oferecimento de novas capacitações para o segundo semestre de 2018.

Na esfera pedagógica, um dos projetos inovadores se dá na utilização da ferramenta ligada à indústria 4.0 como suporte no aprendizado: o software FlexSim. De acordo com o coordenador do curso, Carlos Eduardo Turino, a ferramenta simula processos produtivos, de forma realística, dando ao profissional a oportunidade de implementar novos processos, fazer melhorias, simular mudanças, e identificar as melhores implantações.

Turino ainda conheceu no início de julho, as dependências da Embraer, em São José dos Campos, interior de São Paulo. A empresa é fabricante de aviões comerciais, executivos, agrícolas e militares.

E não é só. Fique ligado nas mudanças e projetos inovadores que movimentarão a Toledo Prudente.

Vem ser 4.0 você também!

#Toledo4.0Prudente #Tecnologia #Inovação #Empreendedorismo