Alunos de Serviço Social realizam levantamento social

Trabalho teve início em novembro de 2017 e foi recentemente concluído

25/07/2018

Alunos do curso de Serviço Social da Toledo Prudente Centro Universitário realizaram uma análise de demandas sociais e de segurança pública do município de Presidente Prudente.

O trabalho teve início em meados de novembro de 2017 e foi recentemente concluído.

Dentre as demandas encontradas, foram organizadas por prioridades e elencadas as 4 mais importantes, sendo proposta também uma política de enfrentamento para cada demanda.

Foram verificadas situações como violência no trânsito, drogas e álcool, furtos, roubos, estupros, violência doméstica, abandono familiar, pessoas em situação de rua, saúde pública, perturbação do sossego, crime organizado e outros.

Segundo a coordenadora da pesquisa, a professora Silvana Batista (Foto 1), o ambiente acadêmico é um importante espaço para a produção de conhecimento e este trabalho possibilita aproximação acadêmica com a realidade social, proporcionando capacitar o aluno a identificar as vulnerabilidades e ameaças, mas também as potencialidades e as oportunidades de intervenção de cada demanda.

Para os alunos, trata-se de uma importante possibilidade de estar próximo das demandas reais. “E mais do que isso, poder inclusive sugerir intervenções para cada demanda municipal”, comenta Emerson Tavares de Souza (Foto 2), um dos alunos do curso de Serviço Social da Toledo Prudente que trabalharam no levantamento das demandas municipais.

Dentre as demandas que foram sugeridas como prioridade para intervenção no município, estão a questão das drogas lícitas e ilícitas, bem como o tratamento para aqueles que estão em situação de vício, assim como a realização de um trabalho de prevenção junto à população.
A violência contra a mulher e pessoas consideradas vulneráveis (menores de 14 anos de idade, enfermas ou com deficiência mental) também é uma situação prioritária para o enfrentamento.

“O foco deverá ser para as violências sexuais, visando a participação e a colaboração de toda a população e órgãos, sejam eles municipais, estaduais ou federais”, menciona o levantamento.

O trabalho enfatiza ainda a importância em investimentos sociais em educação, lazer, cultura, esporte, saúde, principalmente nos bairros de periferia da cidade, onde os índices de violência, de envolvimento com o crime e as drogas possuem alta repercussão.

Para finalizar, a educação no trânsito e medidas simples que poderiam evitar vários acidentes como adequação do sistema viário, melhoria na sinalização, iluminação urbana e podas de árvores estão inseridas no trabalho realizado pelos alunos do curso de Serviço Social da Toledo Prudente.

Momento em que a reitora da Toledo Prudente, Zelly Pennacchi Machado entrega o levantamento ao prefeito Nelson Bugalho