Oficina gratuita capacita professores do ensino médio

A formação tem como objetivo apresentar o software TBL Active, para aplicação da metodologia ativa

25/07/2018

Oficina gratuita capacita professores do ensino médioA Toledo Prudente Centro Universitário oferecerá uma formação gratuita para professores do ensino médio, de Presidente Prudente e região, sobre o software TBL Active, que auxilia na aplicação da metodologia ativa Team Based Learning (TBL).

A oficina tem como objetivo capacitar os docentes para a aplicação da metodologia ativa com a utilização de ferramentas tecnológicas. O workshop ocorrerá no dia 18 de agosto, das 8h30 às 11h, na Toledo Prudente.

O método TBL prevê que o professor aplique uma atividade prática para a fixação dos conteúdos, individual e em grupo. A atividade funciona da seguinte maneira: os alunos estudam o conteúdo antes da aula e o professor aplica 10 perguntas individuais, somando pontos para o estudante de acordo com os acertos. Logo após, eles respondem as mesmas perguntas, com a possibilidade de discuti-las em grupo.

De acordo com o coordenador do LAP (Laboratório de Apoio Pedagógico em Inovação Acadêmica), José Artur Gonçalves, as metodologias ativas engajam o estudante, tornando-o protagonista da sua aprendizagem.

“Os estudantes do ensino médio, pertencem a uma geração de nativos digitais. As metodologias ativas têm alto potencial para canalizar o interesse pela tecnologia e tornar a aula mais motivadora. Quando o aluno sai da passividade, trabalhando em times, o aprendizado também é muito maior”, completa o coordenador.

TBL Active
O software, desenvolvido pela professora do curso de Sistemas de Informação, Ana Paula Ambrósio Zanelato, auxilia os professores na aplicação da metodologia e substitui a atividade manual por um sistema interativo, condizente com o mundo digital. “Como docente, já utilizava a metodologia do Team Based Learning em minhas aulas, porém, no modelo original, que tornava o trabalho mais demorado. Com o software, o feedback é instantâneo e consequentemente temos uma maior interatividade com os discentes”, acrescenta Zanelato.

Zanelato ressalta a importância do ensino colaborativo. “Como professores, precisamos trabalhar em nossos estudantes atitudes mais proativas e colaborativas, habilidades de trabalho em equipe, de modo a prepará-los melhor para o mercado de trabalho”.

A inscrição é gratuita. É preciso se inscrever por meio do link.